27 de abril de 2024
Publieditorial
Foto: Pixabay

Do Himalaia aos Alpes Italianos: alguns dos melhores destinos para uma viagem de bicicleta

Pedalar ao redor do mundo é uma experiência extremamente gratificante se você quiser obter um vislumbre pessoal de novos locais fascinantes

Existem vários métodos para viajar pelo mundo, incluindo ônibus, trem, carro e avião. Mas andar de bicicleta ao redor do mundo é uma experiência extremamente gratificante se você quiser obter um vislumbre pessoal de novos locais fascinantes.

Pedalar tem sido uma aventura obrigatória ultimamente. Entusiastas do ciclismo de todo o mundo estão sempre procurando novas trilhas para explorar. Seja um ciclista novato ou profissional, há muitas rotas de ciclismo impressionantes neste mundo esplêndidas o suficiente para saciar o desejo de qualquer ciclista.

Alguns destinos turísticos são melhor explorados de bicicleta para aproveitar ao máximo as paradas locais pouco conhecidas e vistas panorâmicas. Você não apenas fará um excelente treino ao viajar de bicicleta, mas também se sentirá mais conectado às pessoas e lugares ao seu redor e estará mais atento aos pequenos detalhes ao longo do caminho.

Se você é um viajante apaixonado que também é um ciclista ávido, talvez queira combinar suas duas paixões em uma aventura memorável. Embora o mountain bike seja um esporte de aventura em sua própria espécie, o ciclismo de estrada geralmente envolve percorrer distâncias mais longas e, muitas vezes, até carregar seu próprio equipamento para montar o acampamento. Não obstante, estes são alguns dos destinos e percursos mais incríveis que podem ser melhor aproveitados sobre duas rodas.

Dolomitas, Itália

Publieditorial
Foto: Yuzuru Sunada

Pedalar nas sombras das enormes montanhas e nos prados exuberantes das Dolomitas, um Patrimônio Mundial da UNESCO situado nos Alpes Italianos, é obrigatório para todo ciclista em algum momento de sua vida. Algumas das melhores trilhas de ciclismo nas Dolomitas são a Sella Ronda, cobrindo uma distância de 52km, e o Passo Fedaia, considerado por muitos a subida mais difícil da região.

Não à toa, o local é frequentemente incluído no trajeto do Giro d’Italia, uma das maiores e mais importantes provas de ciclismo do mundo. Na edição de 2023, em que as projeções em sites como a Midnite apontam Primoz Roglic como o principal candidato ao título, o local fará parte do primeiro estágio de montanha da competição.

Morzine, França

Publieditorial
Foto: StoryCrafters

Morzine é um excelente destino para mountain bike ou ciclismo de estrada. Localizadas na região francesa de Auvérnia-Ródano-Alpes e aninhadas perto da Suíça, as cidades turísticas de Morzine e Avoriaz possuem chalés e hotéis bucólicos que oferecem esportes ao ar livre. O local já sediou o Tour de France, a mais famosa prova de ciclismo do mundo, mais de 20 vezes e é o lar do extremamente exigente Morzine Vallée d’Aulps, que cobre uma distância total de mais de 150km com mais de 3900m de subida.

A área possui uma variedade de terrenos, com muitos trechos planos, bem como subidas íngremes. Com vistas deslumbrantes das montanhas e o cenário encantador do cume do Mont Blanc, Morzine tem algumas rotas clássicas de ciclismo, como Ventoux, Col de Joux Verte e Col De Ramaz.

Jbel Toubkal, Marrocos

Publieditorial
Foto: Refuge du Toubkal

Marrocos é um destino de viagem fascinante que oferece alguns dos passeios mais bonitos do mundo. Uma opção popular para os ciclistas é fazer um passeio panorâmico de bicicleta de nove dias em Toubkal. Esta rota cobre quase 700km e é muito montanhosa, portanto certifique-se de treinar bastante antes de tentar esta rota, porque há muitas subidas e descidas.

Você verá as impressionantes montanhas e regiões desérticas do Marrocos enquanto pedala por Toubkal. Esta é uma ótima viagem de bicicleta para viajantes que desejam sair da trilha batida. Outros belos passeios costeiros em Marrocos são a rota entre Marraquexe através do Vale do Drá até o Deserto do Saara e a rota entre Essaouira e Agadir.

Manali, Índia

Publieditorial
Foto: Manish Lakhani

Pedalar pela estrada que conecta as cidades indianas de Manali e Lé é uma experiência única, que deve ser desfrutada por todos os entusiastas do ciclismo pelo menos uma vez na vida. A expedição de ciclismo começa em Manali, que é uma porta de entrada para o Himalaia, e termina na cidade de Lé, em Ladaque. A rota leva você por 6 passos de montanhas de alta altitude: Rohtang La, Baralacha La, Naki La, Lachulung La, Tanglang La e a poderosa Khardung La, a passagem mais difícil e mais alta do mundo.

Levando você por locais de tirar o fôlego, paisagens áridas e montanhas imponentes com uma altitude máxima de 5360m, a expedição de ciclismo Manali-Lé não é para os fracos de coração. Exigindo um nível de condicionamento físico muito alto, esta expedição de ciclismo pode ser justamente apelidada de Pai de todas as expedições de ciclismo.

Pirineus, França e Espanha

Publieditorial
Foto: Manu Molle

Os Pirineus possuem subidas famosas que foram parte do Tour de France em várias edições. A cordilheira se estende por mais de 430km entre a França e a Espanha. No meio do verão, as temperaturas mais baixas tornam o lado francês ideal para explorar, enquanto o lado espanhol seria muito quente.

Com mais de 500 passos de montanha para escolher e trilhas infinitas, os Pirineus oferecem a oportunidade perfeita para ciclistas iniciantes que desejam pedalar nas montanhas pela primeira vez e ciclistas profissionais que desejam enfrentar rotas do tipo Tour. Trilhas de ciclismo como Tourmalet, Col d’Aubisque e Col de Peyresourde ganharam muita fama nos últimos anos e servem como rotas ideais para qualquer ciclista.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização