23 de abril de 2024
Loop

Dubai planeja ciclovia climatizada de 93km ao longo do deserto

Projeto conceitual prevê, além da ciclovia, uma passarela para pedestres, quadras esportivas, lojas e praças de alimentação, tudo cercado por muitas plantas e árvores

Conhecida pelos shoppings de luxo, pela arquitetura ultramoderna e pela animada vida noturna, Dubai conta na maior parte do ano com um clima quente e árido, pouco convidativo à prática de exercícios físicos e, por consequência, ao uso da bicicleta. Este cenário poderá eventualmente ser alterado, se depender de um ambiciosos projeto arquitetônico conceitual que pretende inserir na cidade nos próximos anos uma enorme e revolucionária ciclovia climatizada de 93km de extensão.

Loop

Projetada pelo estúdio de arquitetura Urb, a ciclovia Loop consiste em uma estrutura coberta que abrigará em seu interior, além da ciclovia, uma passarela para pedestres, áreas para prática de esportes, lojas e praças de alimentação, tudo isto cercado por muitas plantas e árvores.

“O Loop foi projetado para conectar mais de 3 milhões de residentes da cidade, que passarão a utilizar um modal saudável de transporte eficiente, limpo e rápido para acessar diversos pontos da cidade”, explicam os arquitetos da Urb.

Loop

A obra irá proporcionar uma via de transporte totalmente controlada e climatizada, de forma colocar o ciclismo e a caminhada como principal meio de transporte dos residentes de Dubai. Nossa meta é tornar isto realidade para 80% da população até 2040″, finalizam.

Loop

Infra-estrutura verde – Em uma cidade onde o clima é simplesmente quente demais para se exercitar confortavelmente ao ar livre, o grande desafio é projetar uma via abrigada do sol e das intempéries. Para resolver isso, a Urb prevê envolver a ciclovia em uma gigantesca estrutura envidraçada de aparência futurista que ficará elevada acima do solo sobre palafitas e oferecerá um interior climatizado.

Loop

Para suprir a grande demanda de energia elétrica necessária em um projeto deste porte, Urb aposta no uso de fontes renováveis, que vão desde a produção de energia solar até o uso de piso cinético ao longo da ciclovia, que gera energia a partir da movimentação das pessoas e das bikes ao longo de sua superfície.

Até o presente momento, ainda não há data prevista para a execução do projeto.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização