6 de maio de 2024
Fidlock

Fidlock, engenharia magnética a favor do ciclismo

Tecnologia de engate rápido desenvolvida na Alemanha encontra possibilidades infinitas de uso no ciclismo, que vão desde suportes de garrafa a fechos para capacetes

Há seis anos atrás, uma pequena startup alemã apresentou pela primeira vez uma solução engenhosa para a falta de espaço interno nos quadros de mountain bike modernos para acomodação de suportes e garrafas de água. Tratava-se do Twist Bottle, um suporte de design extremamente minimalista que utilizava imãs de alto poder magnético para manter a garrafa firmemente presa ao quadro da bicicleta. Desde então, a Fidlock tem expandido sua tecnologia em outras soluções para ciclismo, gerando uma verdadeira revolução no mercado de acessórios.

Acesso rápido e descomplicado – O lançamento do sistema Twist Bottle chegou em um momento em que os projetistas de quadros de bicicletas se deparavam com um problema crônico: a falta de espaço nos quadros MTB devido ao uso de amortecedores traseiros (no caso das bikes full suspension) e, no caso de quadros de tamanho pequeno, devido a proximidade dos tubos superior e inferior, que não dava espaço para a instalação de suportes de garrafa convencionais.

Fidlock
Fidlock Twist Bottle

Ao contrário dos suportes comuns, o Twist Bottle não conta com uma ‘gaiola’ que segura a garrafa, mas apenas dois pequenos imãs, facilitando a acomodação da caramanhola. Para retirar a garrafa, basta dar uma pequena torção na mesma, enquanto que para fixá-la, basta ‘largar a garrafa’ no quadro, sem a necessidade de ficar procurando pelo suporte, agilizando seu acesso.

O Twist Bottle Fidlock fez tanto sucesso que inúmeros fabricantes já incorporaram o sistema como item de série de suas bicicletas, como a Pivot e a Merida, que equipa sua nova bike de Enduro One-Sixty com o acessório.

Merida One-Sixty
Detalhe do suporte de garrafas Fidlock Twist Bottle que equipa a nova Merida One-Sixty

Versatilidade – O sucesso do suporte Twist Bottle fez a Fidlock investir em outras áreas do ciclismo que necessitam de soluções de acesso rápido a acessórios. Uma das possibilidades exploradas é seu uso em fechos de capacete, como os das marcas 100%, Bontrager (Trek) e POC, cujo principal atrativo é a facilidade de ajuste, mesmo ao se utilizar luvas.

Fidlock
Fecho de capacete com tecnologia Fidlock

Outra aplicação para a tecnologia magnética é no uso de suportes Fidlock Vacuum, que permite uma fixação segura e imune a solavancos, ao mesmo tempo em que possibilita acessar rapidamente o ciclocomputador, smartphone ou câmera de ação.

Fidlock Vacuum
Fidlock Vacuum

A mesma solução tem sido utilizada por diversos fabricantes para uso em bolsas e alforjes de ciclismo e até mesmo como fecho rápido em bolsas estanques para uso em esportes outdoor.

Fidlock
Case de ferramentas Fidlock Toolbox

Onde encontrar – Atualmente, a Fidlock licenciou o uso de sua tecnologia para uma grande variedade de marcas. No Brasil, o sistema de suporte e garrafa Twist Bottle pode ser adquirido a partir de 323 reais (garrafa de 450ml).

Fechos ajustáveis Fidlock podem ser encontrados nos capacetes Bontrager, disponíveis nas revendas autorizadas da Trek em todo o Brasil.

Fidlock Hermetic Medi Saco
Fidlock Hermetic Medi Saco

Para proteger seu smartphone da chuva, o uso de uma bolsa com fecho magnético Fidlock oferece uma excelente opção, mantendo a funcionalidade completa do celular através da capa – tela sensível ao toque, vídeo e áudio estão totalmente operacionais. Na Amazon, a bolsa Fidlock Hermetic Medi Saco pode ser adquirida por 452 reais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização