14 de dezembro de 2024
Shimano Fest
Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

12ª edição do Shimano Fest tem recorde de público em São Paulo

Maior festival da bicicleta da América Latina, que terminou neste domingo (21), após quatro dias de esporte e lazer na capital paulista, teve 20% de crescimento em público

A edição 2022 do Shimano Fest terminou como começou: em grande estilo. Neste domingo (21), seis mil ciclistas abriram o último dia do maior festival da bike da América Latina pedalando do Parque do Ibirapuera até o Memorial da América Latina, em São Paulo. Eles se juntaram a mais 14 mil visitantes que, somados os quatro dias de atividades, superaram a marca de 48.8 mil pessoas. Esse número representa um crescimento de 20% em relação a 2019, última vez no formato presencial, antes da pandemia. Antes mesmo da consolidação do sucesso do evento, o presidente da Shimano Latin America, Fabio Takayanagi – que veio especialmente do Japão –, confirmou a realização da 13° edição, em 2023, prevista para agosto.

Shimano Fest
Short Track com saltos radicais – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Após dois dias de muito frio na capital paulista – com temperaturas médias na casa dos 9 graus – o clima melhorou e o sol deu as caras para receber os participantes do 3º Passeio Ciclístico Shimano Fest. Familiares e amigos de todas as idades formaram o pelotão que pedalou por 10km, a partir das 8h, a partir do Ibirapuera, até o Memorial da América Latina. A chegada ocorreu pouco antes das 10h, quando os portões do Shimano Fest 2022 foram abertos. O estacionamento destinado exclusivamente para as “magrelas” ficou lotado. Depois do pedal, participaram o sorteio de prêmio e brindes, com destaque para oito bicicletas.

Embalados pelo som dos shows musicais no palco principal do evento e exibições de saltos do BMX free style, os visitantes passearam pelos estandes da Expo, que reuniu 230 marcas nacionais e internacionais. Todos puderam conferir os modelos de bicicletas, componentes e acessórios, aproveitar preços promocionais e se divertir com ativações.

Guilherme Muller
Guilherme Muller, campeão do Short Track – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Competição – Ciclistas e amantes do universo bike que lotaram a sede do Shimano Fest 2022 neste domingo tiveram a oportunidade de acompanhar a disputa do MTB Short Track. Guilherme Muller, atual campeão brasileiro de XCM e vice na XCO, foi o mais veloz e, com o tempo de 24min09, conquistou o título da categoria Elite. Mário Couto Santos ficou com o vice-campeonato, com 24min33, seguido por Pedro Bertallo (24min51).

No Feminino, Stefanye Lindolfo, dona de um título da Elite no Paulista XCC e XCO em 2022, conquistou o título da prova, com o tempo de 22min13, à frente de Sabrina Oliveira da Silva, que completou o circuito em 22min47, para chegar em segundo; e Patrícia Loureiro, que terminou na terceira colocação, com 23min12. A categoria Elite distribuiu R$ 13.000,00 entre as disputas masculina e feminina.

Shimano Fest
Stefano venceu o Desafio Mecânico – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Desafio Mecânico – O tradicional Desafio Mecânico do Shimano Fest teve um campeão inédito. Estreante na disputa, Stefano Andrade Bezerra, de Itabirito, Minas Gerais, levou o título da edição 2022. A segunda colocação ficou com Gladston Vinícius, seguido por Ianatã Veiga da Silva.

Lazer em família – Ao longo do dia (o evento seguiu até as 17h), os visitantes aproveitaram as diversas ativações no Memorial da América Latina. No Test-Ride, além de experimentar bikes das principais marcas nacionais e importadas, era possível pedalar para, com a força das perdas, movimentar liquidificadores e “bater” o próprio suco. Já a Arena Kids seguiu recebendo crianças de diferentes idades para brincadeiras e atividades, inclusive aquelas que ainda estão aprendendo a se equilibrar sobre duas rodas. Na Arena Radical, bikers se exibiram em manobras de diferentes níveis de dificuldade.

Shimano Fest
Pedalando para garantir o suco – Foto: ZDL / Divulgação

Solidariedade – O Shimano Fest 2022 foi marcado por ações solidárias. Mesmo com a entrada grátis, muita gente atendeu ao pedido da Shimano e levou 1kg de alimento. No total, foram arrecadadas quatro toneladas, destinadas a entidades assistências, como o orfanato Lar Nossa Senhora Aparecida, que já recebeu os mantimentos. No Espaço Black, que recebeu empreendedores da bicicleta que representam minorias, o Pedalar, empreendimento de Queimados, região periférica do Rio de Janeiro, conseguiu doações de peças para montar uma bike a partir de um de seus quadros feitos de bambu.

Shimano Fest
Sorteio de bikes após o Passeio Ciclístico – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Em conjunto às ações programadas – que incluiu pedal para pessoas com deficiência, inclusive no aspecto autista –, a equipe da Shimano se movimentou também para auxiliar José Luís Batista. O ciclista fez do Shimano Fest parte de sua jornada rumo a todos os países da América do Sul. Ele chegou dia 12, quando o evento ainda estava na fase de montagem, no Memorial da América Latina, acompanhado de seu cachorro Caramelo. Pediu para montar sua barraca para ter onde dormir com segurança e foi acolhido além dos seus melhores sonhos. Ganhou hotel e apoio da Oggi, patrocinadora master do evento, que doou uma bike. Nesta segunda-feira (22), ele segue viagem, mas sozinho. Caramelo acabou adotado pela cicloativista Renata Falzoni. “Só tenho a agradecer todo apoio do pessoal da Shimano. Jamais sonharia com tudo isso”, comentou ele, que afirma ainda precisar de ajuda para renovar o equipamento, de tênis a barraca de camping. Mais informação podem ser obtidas pela Instagram @pedalamericadosul_oficial.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização