Novo garfo é o primeiro de sua categoria a ser produzido na América Latina, além de ser a primeira suspensão para gravel do mundo a contar com com sistema de bloqueio automático de curso
Após anos dedicando-se exclusivamente ao desenvolvimento e produção de garfos de suspensão para MTB cross-country, a brasileira Proshock anunciou o lançamento de seu primeiro produto dedicado ao crescente mercado de gravel bike.O novo garfo de suspensão Proshock Grap é o primeiro de sua categoria a ser produzido na América Latina, além de ser a primeira suspensão para gravel do mundo a contar com com sistema de bloqueio automático de curso.

Seguindo o design e a tecnologia presente em outros produtos da marca brasileira, a Proshock Grap é construída a partir de uma estrutura externa monobloco de liga de magnésio, disponível nas cores verde-musgo, areia ou preto fosco. Suas hastes, de 32mm de diâmetro, são construídas em liga de alumínio aeronáutico de alta resistência, com acabamento preto anodizado.
O crown, produzido em liga de alumínio forjado, abraça a espiga central, também em alumínio, disponível nas opções cilíndrica ou cônica (tapered).
Compatível com freios a disco com rotores de até 180mm, a Grap é oferecida nas versões com eixo de 9 x 100mm (quick-release) e 12 x 100mm (thru-axle).

Feita para o gravel – Projetada especialmente para bicicletas gravel, a nova Proshock Grap resultou em um garfo com um curso de amortecimento limitado a 40mm, que se beneficia de uma série de tecnologias já empregadas em outros produtos da marca para oferecer uma plataforma de pedalada eficiente e confortável ao mesmo tempo.
Para garantir estabilidade nas arrancadas e simplicidade na pilotagem, a Grap conta com a tecnologia de bloqueio automático SVI, utilizada há alguns anos no garfo de MTB XC Proshock Viber.
Este sistema conta com uma válvula de inércia que diferencia o impacto sofrido pelas irregularidades do terreno e o movimento causado pela pedalada, ficando automaticamente mais rígida nesta última situação. Com a adição do SVI, é possível eliminar a necessidade do uso de travas ou bloqueios de curso.
Localizado na parte hidráulica do garfo, o SVI conta com um dial de regulagem de sensibilidade do sistema, localizado no lado direito do crown. Além do SVI, o garfo da Proshock conta com ajuste de retorno do amortecimento, localizado na parte inferior da canela direita.

No lado esquerdo, a Grap conta com o sistema de compressão pneumática V-Air, com regulagem de pressão da câmara de ar positiva, além de contar com a opção de reduzir seu volume interno através do uso de redutores. Este ajuste possibilita aumentar a progressividade de compressão do garfo, que com o uso de redutores fica mais rígido a medida em que se aproxima do final do curso.
Especificações técnicas
| Modalidade: | Gravel | 
| Tecnologia: | Ar/óleo | 
| V-Air: | Regulagem de pressão da câmara de ar positiva Regulagem da câmara de ar com 4 redutores de câmara  | 
| SVI: | Regulagem da trava automática Regulagem de retorno  | 
| Estrutura | |
|---|---|
| Monobloco: | Injetado em liga de magnésio | 
| Crown: | Forjado em liga de alumínio de alta resistência | 
| Hastes: | 32 mm de diâmetro usinadas em liga de alumínio de alta resistência com anodização dura na cor preta | 
| Configurações | |
| Aro de roda: | 700c 27,5”  | 
| Eixo de roda: | 12 x 100mm | 
| Espiga: | Tapered 1.1/8″ – 1,5 | 
| Curso de amortecimento: | 30mm 40mm  | 
| Tipo de freio: | Post mount – montagem direta para disco 160mm Flat mount – montagem com adaptador fornecido junto com a suspensão para disco 180mm  | 
| Peso: | 1.750g | 
| Dimensões | |
| Espiga: | 250mm de comprimento | 
| Offset: | 47mm | 
| Eixo-Crown: | 435 mm – curso de 30mm 445 mm – curso de 40mm  | 
| Limites recomendados | |
| Largura máxima do pneu: | 700×50mm 27,5”x 2.1”  | 
| Rotor de freio: | Até 180mm | 
| Peso máximo do ciclista: | 100 kg | 
| Características | |
| Cores: | Preto fosco, Verde Musgo e Areia | 
| Outros: | Adesivos pretos refletivos (nas suspensões Preto Fosco), Prata (nas suspensões Verde Musgo) e Cinza (nas suspensões Areia) Top caps anodizados na cor cinza chumbo  | 
Preço e disponibilidade – Disponível para venda direta no site da Proshock, o novo garfo de suspensão Grap é comercializado por valores entre R$ 2.597,0 (espiga oversized, com eixo de 9 x 100m); a R$ 2.747,00 (espiga tapered e eixo de 12 x 100mm).
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta