29 de abril de 2024
1º Pedal do Orgulho LGBT
1º Pedal do Orgulho LGBT - Foto: Alex Costa / Prefeitura de Fortaleza

Passeio ciclístico LGBT reúne lazer e ativismo em Fortaleza (CE)

Promovido pela Prefeitura de Fortaleza, 1º Pedal do Orgulho LGBT propõe visibilidade à luta pela igualdade de direitos da comunidade e pelo reconhecimento da diversidade sexual

O ciclismo já é uma atividade cotidiana para o professor da educação infantil Daniel Malaquias, mas na manhã deste domingo (10/07), a prática ganhou mais uma motivação: a representação e a liberdade. Foi na Cidade da Criança, no Centro, que ele e outras dezenas de ciclistas se concentraram para participar do 1º Pedal do Orgulho LGBT da Prefeitura de Fortaleza, que propõe visibilidade à luta pela igualdade de direitos da comunidade e pelo reconhecimento da diversidade sexual.

“A bicicleta, na verdade, é o meu veículo. Eu sempre participo de tudo. Mas a temática é muito importante, principalmente nos tempos atuais. Precisamos reforçar e combater o preconceito. Nos afirmarmos, mostrar que há espaço para todos, todas e todas. É muito bacana. Achei brilhante a ideia e acho muito bacana como a Prefeitura, como um órgão público, apoia essas ações”, afirmou.

O pedal foi realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em conjunto com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e o coletivo Mães da Resistência.

Durante o evento, houve arrecadação de alimentos não perecíveis para a Outra Casa Coletiva e para a Casa Transformar, instituições de acolhimento para pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade social de Fortaleza, bem como feirinha com empreendedores LGBTs e prestação de serviços e informações sobre os direitos da comunidade com representantes do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra.

O empreendedor social Dominy Martins, que participou da feira com a venda de camisetas, elogiou a oportunidade e reforçou que empreendimentos como o dele podem contribuir para ajudar a comunidade LGBTQIA+, da mesma forma como ele também já precisou de acolhimento. “Sou homem trans e aqui podemos andar com orgulho, mostrando que podemos existir e amar. Meu empreendimento nasceu da necessidade de externalizar quem eu sou, e parte dos lucros vão para doação”, detalhou o jovem.

Além disso, a ação integra a campanha 90 Dias pelo Orgulho LGBT em Fortaleza! LGBTfobia é crime no Brasil! Não pratique, não aceite, denuncie!. A campanha, criada pela Prefeitura, juntamente com o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBT e o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, conta também com a parceria de organizações da sociedade civil e entidades governamentais

Conforme a coordenadora da Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, Labelle Silva Rainbow, esta ação em conjunto da Prefeituras e outros parceiros vai além da celebração do orgulho LGBT na cidade. “A gente segue em julho e agosto com diversas ações, envolvendo todas as secretarias da Prefeitura e hoje a AMC chegou junto na realização desse pedal, compreendendo que celebrar o amor é importante, mas também é preciso garantir direitos e cidadania”, explicou.

Nas três rotas do evento e no pedal, os ciclistas contam com o suporte de agentes da AMC, da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal.

A técnica do núcleo de gestão cicloviária da AMC, Érica Fernanda, destacou que os passeios de bike já são consolidados na Capital e já possuem edições especiais e que o Pedal LGBT deve permanecer. “A gente denominou como primeiro pedal, né, porque a gente tem estimativa que isso aconteça periodicamente. E a cada ano queremos que cada vez mais o esse público se sinta convidado a fazer parte dos pedais com a gente”, frisou.

Atividades para toda a família – Agentes e orientadores da AMC também estiveram na Cidade da Criança para interagir com as famílias e a garotada com atividades lúdicas que incentivam o respeito às normas de circulação viária, com o Minicircuito de Bike Infantil e o jogo de tabuleiro gigante para o trânsito. Houve distribuição das plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas nas versões adulto e infantil.

A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) distribuiu mudas de plantas, podendo escolher entre a medicinal boldo e a frutífera pitanga.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização