17 de maio de 2024
SuperWheel

Protótipo de “super roda” transforma o peso do ciclista em propulsão

Uma startup de engenharia irlandesa, a SuperWheel, acaba de lançar um novo modelo de roda para bicicletas que converte o peso do ciclista em propulsão sem a necessidade de motor. A inovação utiliza uma tecnologia proprietária denominada Weight To Energy Conversion Technology (WTECT), que utiliza um engenhoso sistema de molas tensionadas para proporcionar energia de impulsão.

Desenvolvida como uma alternativa barata às bicicletas eletricamente assistidas (e-Bikes), a invenção dispensa fontes de energia externa como carregadores, motores e baterias, proporcionando autonomia ilimitada de uso.

Como funciona – O projeto baseia-se em um sistema de molas externas e um mecanismo interno no cubo da roda traseira. Ao sentar-se na bike, o peso do ciclista proporciona uma flexão vertical do conjunto, ao mesmo tempo em que alivia a compressão na parte inferior da roda. A medida em que a bicicleta se movimenta, esta energia é liberada e convertida em propulsão para a frente.

SuperWheel

“Ao utilizar o centro como pivô, a roda converte energia da flexão das molas em propulsão, reduzindo a força friccional na direção oposta, facilitando assim a rotação”, explica Simon Chan, CEO da SuperWheel.

De acordo com Chan, a nova roda promete uma eficiência de pedalada 30% superior ao uso de uma roda comum.

SuperWheel

Alternativa às e-Bikes – Compatível com a maioria dos modelos de bicicletas disponíveis no mercado, a nova roda SuperWheel não possui bateria ou motor, dependendo apenas do movimento das pedaladas e do peso do ciclista, tronando-se uma alternativa barata e de ampla autonomia de uso a alternativas que dependem de fonte de energia externa para funcionar.

Preço e disponibilidade – Atualmente, a SuperWheel é comercializada diretamente no site da empresa em apenas duas medidas de roda: 700c, para bikes de estrada e 26 polegadas, ambas vendidas ao preço de 475 euros.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização