Desenvolvida como uma alternativa barata às bicicletas eletricamente assistidas (e-Bikes), a invenção dispensa fontes de energia externa como carregadores, motores e baterias, proporcionando autonomia ilimitada de uso.
Como funciona – O projeto baseia-se em um sistema de molas externas e um mecanismo interno no cubo da roda traseira. Ao sentar-se na bike, o peso do ciclista proporciona uma flexão vertical do conjunto, ao mesmo tempo em que alivia a compressão na parte inferior da roda. A medida em que a bicicleta se movimenta, esta energia é liberada e convertida em propulsão para a frente.
“Ao utilizar o centro como pivô, a roda converte energia da flexão das molas em propulsão, reduzindo a força friccional na direção oposta, facilitando assim a rotação”, explica Simon Chan, CEO da SuperWheel.
De acordo com Chan, a nova roda promete uma eficiência de pedalada 30% superior ao uso de uma roda comum.
Alternativa às e-Bikes – Compatível com a maioria dos modelos de bicicletas disponíveis no mercado, a nova roda SuperWheel não possui bateria ou motor, dependendo apenas do movimento das pedaladas e do peso do ciclista, tronando-se uma alternativa barata e de ampla autonomia de uso a alternativas que dependem de fonte de energia externa para funcionar.
Preço e disponibilidade – Atualmente, a SuperWheel é comercializada diretamente no site da empresa em apenas duas medidas de roda: 700c, para bikes de estrada e 26 polegadas, ambas vendidas ao preço de 475 euros.