28 de abril de 2024
B'Twin 940
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Bomba de suspensão B’Twin 940

Robusta e eficiente, bomba da Decathlon é uma opção a ser considerada para todos aqueles que não abrem mão de ‘tunar’ suas bikes e aumentar assim seu rendimento nas trilhas

Deixar de conferir a pressão do ar do amortecedor da bike é um dos itens mais negligenciados pelos praticantes do Mountain Bike. Ao deixar de conferir sua calibragem, o ciclista joga por terra a principal vantagem das suspensões pneumáticas: a capacidade de maximizar sua performance de acordo com o peso do ciclista, tipo de terreno e estilo de pilotagem.

Por isso, é extremamente importante para o proprietário de bicicletas com suspensões a ar ter uma bomba específica para amortecedores, de forma não apenas manter este componente corretamente calibrado, mas também conferir eventuais vazamentos, que indicam a necessidade urgente de manutenção.

B'Twin 940
B’Twin 940

Entre as diversas opções de bombas de ar para amortecedores de bicicleta que já testei, uma das minhas favoritas é a B’Twin 940, modelo comercializado exclusivamente pela rede de lojas Decathlon, que se destaca por sua construção robusta, precisão e, principalmente, pelo preço menor que a maioria de suas concorrentes.

Características de uma boa bomba de suspensão

Alguns pontos devem ser levados em consideração durante a compra de uma bomba de suspensão. A primeira delas é levar em consideração que, via de regra, os garfos de suspensão e shocks traseiros trabalham com pressões de ar elevadas, podendo chegar em alguns casos a 300psi. Por isso, a primeira exigência de uma boa bomba é a capacidade de atingir altas pressões com o mínimo de esforço.

Além disso, uma boa bomba de suspensão deve ter:

  • Um manômetro preciso, com indicações de fácil leitura;
  • Uma construção robusta e resistente à corrosão, com uma manopla ergonômica que facilite a operação de calibragem;
  • Uma mangueira flexível, mas que não sofra deformações de volume devido à pressão do ar;
  • Uma cabeça que agarre firmemente à válvula de ar da suspensão, impedindo vazamentos;
  • Um botão de sangria, para esvaziar controladamente o excesso de ar.

Com base nestes pontos, vamos à análise da bomba B’Twin 940.

Apresentação

Após anos de bons serviços prestado, minha fiel ‘bomba de suspa’ RockShox resolveu morrer, e de forma fulminante. Um vazamento na junção da mangueira com seu corpo inviabilizou seu reparo, fazendo com que eu tivesse que correr atrás de uma substituta com urgência. E com um agravante: um orçamento bem apertado!

Após pesquisar exaustivamente tanto em lojas quanto na internet, deparei-me com a B’Twin 940 na loja da Decathlon de Brasília.

Seu desenho é bastante parecido com a maioria das bombas de manômetro analógico do mercado, não muito diferente de minha ‘finada’ RockShox. A bomba de suspensão da Decathlon conta com um corpo em liga metálica, com manete em plástico e mangueira emborrachada articulada, em cuja extremidade fica uma cabeça de rosca, compatível com válvulas schrader.

B'Twin 940

A bomba B’Twin 940 conta com manômetro analógico removível e um botão de sangramento de ar no lado oposto.

B'Twin 940

Melhor preço – Entre as diversas marcas pesquisadas disponíveis para a venda no Brasil, a bomba da Decathlon revelou-se a opção mais em conta do mercado:

Marca Modelo Preço
Decathlon B’Twin 940 R$ 249,99
Pro (Shimano) Performance
Specialized Air Tool R$ 479,00
Topeak Pocket Shock DXG R$ 398,90
Giyo GS-02 R$ 268,90
Syncros Pocket Shock DXG R$ 398,90
Topeak SP 2.0 R$ 389,40
RockShox 300psi R$ 385,00

Operação – A B’Twin 940 não difere muito da maioria dos modelos de sua categoria no que diz respeito à sua operação. Relativamente pequena, a bomba de suspensão da Decathlon é leve e compacta o suficiente para ser facilmente transportada na mochila, algo particularmente útil para os adeptos do MTB Enduro, que muitas vezes precisam reconfigurar a suspensão de suas bikes para ‘despencar’ ladeira abaixo após uma subida extenuante.

B'Twin 940
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Para facilitar o transporte, a B’Twin 940 oferece a opção de remoção do manômetro simplesmente girando-o em 90 graus, aliviando assim o peso da bomba em 50 gramas de seu peso total de 200 gramas e reduzindo bastante seu tamanho. Pessoalmente, não vejo muito sentido em levar para a trilha uma bomba que só serve para encher empiricamente a suspensão, sem nenhuma noção da pressão do ar que está lá dentro.

A B’Twin 940 conta ainda com um prático botão de sangramento de ar, localizado na região oposta a do manômetro, que facilita o esvaziamento da câmara pneumática da suspensão sem a necessidade de desconectar a bomba de sua válvula.

B'Twin 940
Foto: André Ramos / MTB Brasília

A cabeça de conexão possibilita um engate firme à válvula, sem vazamentos. Devido ao seu tamanho reduzido, a operação de atarraxar ou desconectar a cabeça pode ser um pouco trabalhosa em alguns modelos de amortecedores, principalmente se os cabos de freio e de marcha estão muito perto do crown do garfo.  Uma mangueira um pouco maior facilitaria a operação.

Precisão e eficiência – Para conferir a precisão do manômetro da B’Twin 940, instalei na saída de sua mangueira um manômetro digital Topeak Shuttle Gauge, que por sua vez foi conectado à entrada da válvula da suspensão.

Nesta etapa do teste, conferi quantas bombeadas são necessárias para atingir a pressão de 160psi, além de conferir a precisão da bomba da Decathlon, comparando sua leitura a do manômetro da Topeak. Foram feitas três tentativas, sendo o valor médio mostrado abaixo: 

N° de bombeadas
para atingir 160psi*
Pressão real**
(com mostrador indicando 160psi)
121 157psi

*Média de três tentativas

**Baseada na medição do manômetro digital Topeak Shuttle Gauge, instalado em série na saída da mangueira da bomba

Equipamentos utilizado no teste

  • Manômetro digital Topeak Shuttle Gauge
  • Garfo de suspensão RockShox Judy Silver TK
  • Garfo de suspensão Manitou Machete Pro
  • Amortecedor traseiro X-Fusion O2 Pro RLR
  • Amortecedor traseiro Fox Specialized Triad II

Bomba de suspensão B'Twin 940

Construção e design
Precisão e legibilidade do manômetro
Engate da válvula
Facilidade de uso
Custo x benefício

Muito Bom

Qualidade e precisão a um preço inferior à média do mercado

Conclusão

Fácil de usar e com uma precisão que surpreende na sua faixa de preço, a bomba de suspensão B’Twin 940 é sem dúvidas uma opção a ser considerada pelos mountain bikers entusiastas que não abrem mão de ‘tunar’ suas bikes e aumentar assim seu rendimento nas trilhas.

Preço e disponibilidade – Disponível nas lojas físicas da rede Decathlon e na loja virtual da marca, a bomba de suspensão B’Twin 940 pode ser adquirida por R$ 249,99, ou 5x de R$ 49,99.

Pontos Positivos

  • Preço;
  • Construção robusta e durável;
  • Garantia de 2 anos.

Pontos negativos

  • A mangueira curta atrapalha um pouco a conexão com a válvula da suspensão.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização