21 de maio de 2024
GPS

Rastreador por chip ou Bluetooth, qual é o melhor para proteger sua bicicleta?

Conheça as vantagens e desvantagens dos principais dispositivos antifurto de localização disponíveis no mercado e veja qual modelo é melhor para você e sua bike

Com o preço das bicicletas cada vez mais nas alturas, proteger o patrimônio contra roubos e furtos é uma preocupação cada vez mais presente entre os ciclistas. Investir em seguro, trancas e localizadores remotos deixou de ser algo visto como supérfluo e passa a ser algo praticamente obrigatório.

GPS

Entre as medidas antifurto, o uso de dispositivos de localização tem se popularizado, graças à melhoria de sua tecnologia, que tem resultado em produtos cada vez menores, mais compactos e precisos, com o custo dos mesmos tornando-se mais acessíveis.

Modelos disponíveis

Atualmente, basicamente o mercado de dispositivos de rastreamento compatíveis com bicicletas se resumem a modelos por chip de telefonia ou os que utilizam redes Bluetooth. Neste artigo, excluímos os modelos de rastreadores que exigem a contratação de pacotes de assinatura, que acabam por encarecer sua utilização.

Rede Bluetooth – Projetados para funcionar como um rastreador de carteiras, chaves, bolsas e mochilas e até mesmo animais de estimação, os rastreadores Bluetooth localizam objetos através desta rede, que envia um sinal seguro que pode ser detectado por outros aparelhos celulares localizado nas redondezas. Esses aparelhos, então, mandam a localização do seu objeto perdido um aplicativo, informando as coordenadas exatas de localização no mapa. O alcance desta tecnologia é de no máximo 100 metros, que é ampliado conforme um celular envia informações para outro.

GPS
Comparativo de tamanho e peso dos rastreadores Apple AirTag, Samsung SmartTag e Samsung SmartTag+

Entre as vantagem desse sistema estão o seu diminuto tamanho, que facilita ocultar o dispositivo dentro da bike, evitando que o mesmo possa ser encontrado pelo ladrão e inutilizado. Por outro lado, o sistema depende da presença de outros aparelhos celulares com o Bluetooth habilitado, de forma que a rede de buscas possa compartilhar a localização da bicicleta.

Entre os modelos mais conhecidos de rastreadores Bluetooth estão o Apple AirTag e o Samsung SmartTag

Rede telefônica – Para quem prefere uma maior confiabilidade e precisão, a alternativa é o uso de rastreadores que utilizem chips telefônicos, que garantem um maior alcance e precisão.

Rastreador GF-07 Ultra Mini GPS
Rastreador GF-07 Ultra Mini GPS

Estes modelos contam com uma área de cobertura que vai ser determinada pela operadora de telefonia, sem depender de terceiros para fornecer a localização.

Entre os modelos que utilizam chips, um dos mais vendidos no mercado é o GF-07 Ultra Mini GPS, que pode ser adquirido por apenas R$ 108,89, com frete grátis.

Rastreador por chip

Pontos positivos

  • Maior precisão e alcance;
  • Bateria recarregável.

Pontos negativos

  • Mais volumoso;
  • Exige a utilização de um chip de telefonia;

Rastreador Bluetooh

Pontos positivos

  • Menor e mais compacto;
  • Mais barato do que os modelos GPS;
  • Maior autonomia da bateria.

Pontos negativos

  • Menor precisão;
  • Menor alcance;
  • Alguns modelos exigem a utilização de smartphones da mesma marca.
.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização