15 de maio de 2024
Parque Ecológico do Area
O Parque Ecológico do Areal é administrado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) - Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

DF: Parque Ecológico do Areal ganha ciclovia de 2,4 km

Com um total de 2,4 km de extensão, nova via para ciclistas tem previsão de conclusão para o final deste mês

O Parque Ecológico do Areal, em Arniqueira, vai ganhar uma ciclovia. A pista, com um total de 2,4 km de extensão, tem previsão de conclusão para o final deste mês. A obra é uma das ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para oferecer equipamentos de lazer para a população da cidade.

A construção da ciclovia está sendo executada de forma direta pelos servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Isso significa que equipamentos, materiais e mão de obra são de responsabilidade da empresa. O valor estimado da obra é de R$ 1 milhão, de acordo com a chefe da Divisão de Obra Direta da Novacap, Juliane Fortes.

A ciclovia já está carinhosamente sendo chamada de ‘Coopervia’ na Administração de Arniqueira e comunidade. Isso porque a pista será destinada à prática de corrida, caminhada e ciclismo. A obra está sendo feita em duas etapas.

Na primeira etapa, que ficou pronta em março, um trecho de 1,2 km recebeu 600 toneladas de massa asfáltica. A segunda etapa, em andamento, também contempla a extensão de 1,2 km. Agora está na fase de terraplanagem.

“Nossa previsão é de cerca de 840 toneladas de massa asfáltica para esse trecho”, prevê Fortes.

O Parque Ecológico do Areal é administrado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O local tem 49,74 hectares, divididos em quatro módulos. O módulo onde está sendo construída a ciclovia tem 21,14 hectares, de acordo com a poligonal definida em decreto.

Fonte: Agência Brasília, por Marlene Gomes, com edição de Rosualdo Rodrigues

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização