17 de junho de 2024
Hummingbird

Bicicleta verde: Hummingbird substitui a fibra de carbono por fibra vegetal

Com seu quadro construído a partir de tramas de fibras de linho resinadas, bicicleta dobrável inglesa pesa apenas 6,9kg, a mais leve do mundo em sua categoria

O fabricante de bicicletas dobráveis Hummingbird anunciou o lançamento de um novo modelo cujo quadro substitui as tramas de fibra de carbono por uma alternativa mais barata e menos impactante ao meio ambiente.

Hummingbird

Utilizando tramas de fibras naturais de linho no lugar do carbono, os quadros da marca britânica são resultado de uma parceria com a ProDrive, empresa de soluções de engenharia em competições automotivas que já utiliza a fibra vegetal com sucesso na produção de carrocerias de carros esportivos de alto rendimento.

Hummingbird

De acordo com os desenvolvedores do material, a fibra de linho possui várias vantagens sobre as fibras sintéticas, como maior leveza, maior absorção de vibrações e menos custo final, além de reduzir significativamente a chamada pegada de carbono no meio ambiente.

Hummingbird

Forte o suficiente para ser utilizado em astros da clássica prova de Le Mans, como o Aston Martin GT, a fibra de linho – planta oriunda das conhecidas sementes de linhaça – quando trançada em tramas, resinada, moldada e curada em fornos especiais de alta pressão, muito se assemelha visualmente ao quadro de fibra de carbono. Com um índice de resistência bastante similar ao composite, o material é sustentável, sendo que os resíduos resultantes da produção dos quadros permanece biodegradável. Segundo o fabricante, o modelo a ser lançado terá um peso total de apenas 6,9kg, a bicicleta dobrável mais leve do mundo em produção de série. 

Hummingbird

Segundo a Hummingbird, as novas bicicletas dobráveis da marca equipados com os novos quadros de fibra de linho deverão estar disponíveis a partir do próximo semestre, por preços ainda por divulgar. Atualmente, o preço dos modelos varia entre 3,495 libras (modelo singlespeed) a 4,495 libras (modelo com transmissão eletrônica).

Hummingbird

Todas as bikes da marca contam com quadro monocoque em fibra e transmissão com correia dentada.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização