28 de fevereiro de 2024
Campagnolo Ekar
Campagnolo Ekar

Campagnolo lança novo grupo de 13 velocidades para bicicletas gravel

Fabricante italiano apresenta seu novo Campagnolo Ekar, o grupo transmissor para gravel bikes mais leve do mundo

A Campagnolo anunciou hoje (24/09) o lançamento do Ekar, o primeiro grupo de transmissão da marca italiana desenvolvido especialmente para o uso em bicicletas gravel. Com sua configuração de coroa única e cassete de 13 velocidades, o novo grupo – alardeado pelo fabricante como o mais leve do mundo em sua categoria – chega ao mercado para concorrer diretamente com a linha GRX da Shimano e Force 1 da SRAM.

O nome do novo grupo é uma homenagem ao Monte Ekar, região considerada um paraíso da gravel bike, que fica próxima ao QG da Campagnolo na Itália. Desenvolvido especificamente para a modalidade, o Campagnolo Ekar utiliza o freehub proprietário N3W para alojar até três opções de cassete de 13 velocidades:

Modelo Peso Relação
Endurance 340g 9-10-11-12-13-14-16-18-20-23-27-31-36
Gravel Race 390g 9-10-11-12-13-14-16-18-21-25-30-36-42
Gravel Adventure 410g 10-11-12-13-14-15-17-19-22-26-32-39-44

Os cassetes da linha Ekar são construídos com pinhões em alumínio e aço.

Cassete Campagnolo Ekar Gravel Race (9-42 dentes)
Cassete Campagnolo Ekar Gravel Race (9-42 dentes)

O grupo Ekar conta com apenas uma opção de câmbio traseiro, construído em um corpo composto por liga de alumínio e polímero reforçado com fibra de carbono.

Desenvolvido para suportar os piores solavancos em sendeiros e estradas não pavimentadas, o câmbio Ekar, a exemplo de seus concorrentes diretos, conta com um sistema estabilizador que reduz as batidas da corrente e evita a sua queda. O sistema fica sempre ativo, contando com uma alavanca para ‘desligá-lo’ quando necessário, como por exemplo, para a remoção da roda. De acordo com o fabricante, o câmbio traseiro pesa 275 gramas.

Câmbio traseiro Campagnolo Ekar
Câmbio traseiro Campagnolo Ekar

Características técnicas

  • Design desenvolvido especificamente para transmissões de 1 x 13 velocidades para gravel bikes
  • Trajetória precisa através de movimento em paralelogramo 2D
  • Polias em polímero de alta resistência – com 12 dentes na polia superior e 14 na inferior – resultam em uma troca de marchas precisa e silenciosa, com forte retenção da corrente
  • Corpo fabricado em polímero reforçado com fibra de carbono e ligas de alumínio 7075 e 6082 alloys, que resultam em baixo peso, resistência e durabilidade
  • Parafusos em aço inoxidável, para maior confiabilidade
  • Estabilizador de corrente
  • Compatível com as três opções de cassete disponíveis (9-36, 9-42 e 10-44 dentes)

Trocador de marcha – Similar aos demais trocadores que utilizam o design Ergopower, o passador de marchas da linha Ekar fica localizado no lado direito da bike, sendo que a alavanca esquerda funciona apenas para acionar o freio (disponível apenas em versão a disco, hidráulico).

Trocador de marcha Campagnolo Ekar
Trocador de marcha Campagnolo Ekar

Como em todo grupo da Campagnolo, a troca de marchas é operada através de duas alavancas: uma localizada atrás do freio, força o câmbio a trocar para as marchas mais leves. Outra alavanca, operada pelo polegar, proporciona o upshift.

Pedivela em carbono – Construído em fibra de carbono com a aranha de engate da coroa em aço, o pedivela Campagnolo Ekar utiliza coroa única, com opções de 38, 40, 42 e 44 dentes, todos com perfil do tipo narrow-wide, que garante uma melhor retenção da corrente.

Pedivela Campagnolo Ekar
Pedivela Campagnolo Ekar

Como em todo modelo da marca italiana, o rolamento é montado diretamente sobre o eixo do pedivela, o que no caso de um grupo para gravel, exigiu uma maior proteção contra elementos externos, através de um novo modelo de movimento central selado. Desenvolvido para suportar as mais rigorosas condições climáticas e de uso, o novo central será disponibilizado em verões rosqueadas e press-fit, nos padrões BSA, ITA, BB86, BB30, BB30A, BB386, PF30, BBRight e T47. O peso médio de cada central é de 50 gramas

Movimento central Campagnolo Ekar
Movimento central Campagnolo Ekar

Com uma diferença de apenas 0,25mm em relação a uma corrente de 12 velocidades, a nova corrente Campagnolo Ekar conta com uma cobertura de níquel-teflon nos links internos para reduzir o desgaste oriundo do atrito, enquanto que as placas externas são revestidas de um brilhante acabamento em níquel-cromo.

Corrente Campagnolo Ekar
Corrente Campagnolo Ekar

A nova corrente pesa cerca de 242 gramas e é compatível tanto com pinos de ementa quanto com engates rápidos (C-Link).

Campagnolo Ekar

Preço e disponibilidade – Disponível para a venda na Europa ao preço médio de 1.696 euros, até o presente momento não há previsão de chegada no Brasil do novo grupo Campagnolo Ekar. Em breve, atualizaremos coma mais informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização