28 de abril de 2024
Jardim Botânico
Foto: Dênio Simões / Agência Brasília

Trilhas do Jardim Botânico de Brasília recebem sinalização

Estão disponíveis informações como o tipo de vegetação, acessibilidade e distância. Dia do Cercado é comemorado na próxima sexta-feira (11)

Uma ótima notícia para quem curte pedalar pelo Jardim Botânico de Brasília. A partir de agora, as trilhas da região passam a contar com sinalização informativa, através de banners com detalhes dos percursos – que somam mais de 25 quilômetros –, trazendo informações sobre distância, tipo de vegetação, grau de dificuldade, acessibilidade e atividade a que se destina (caminhada ou ciclismo).

Jardim Botânico
Trilhas do Jardim Botânico de Brasília

Além disso, será possível acessar mapas dos trajetos através do leitor de QR Code dos smartphones, o que facilitará a localização do início e do fim dos trajetos. As placas foram instaladas nesta terça-feira (8), como parte das comemorações do Dia do Cerrado, em ato que contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho, e da diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri.

A iniciativa visa estimular a visitação e atender a uma demanda antiga dos visitantes, que ficou ainda mais evidente durante a pandemia. Para a diretora-executiva do JBB, as novas sinalizações vão incentivar a prática esportiva ao ar livre e dar mais segurança aos usuários.

“Manter o bioma preservado é uma obrigação e, quanto mais o conhecemos, mais temos vontade de preservar a fauna, a flora e todos os serviços ambientais que ele presta”

“Sabemos que o contato com a natureza faz muito bem à saúde, ainda mais em momentos como esse que estamos vivendo. E nada melhor do que fazer a entrega desse material durante a Semana do Cerrado. Acreditamos que quanto mais as pessoas têm contato com o meio ambiente, mais elas entendem a importância da preservação”, defendeu Aline De Pieri.

Tecnologia e natureza – A equipe do JBB mapeou seis trilhas na área de visitação. A mais curta tem 345 metros e mais longa 12 quilômetros. Os banners estarão fixados na entrada de cada uma delas e, antes de iniciar a caminhada ou o pedal, o visitante poderá acessar, por meio do celular, o mapa de todo o trajeto diretamente no Google Maps.

“Pensamos em facilitar a atividade, unindo tecnologia e natureza. Estamos tão familiarizados com esses equipamentos. Por isso, nada melhor do que conhecer mais sobre o Cerrado usando o celular e a internet”, reforçou Aline De Pieri.

“Uma sinalização adequada permite que a pessoa na trilha se sinta mais segura, principalmente quanto à orientação, continuidade, condições de ambiente e tempo”, acrescentou a gestora.

Jardim Botânico
Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

Sarney Filho esteve durante a manhã desta terça-feira (8) no JBB para ver os banner e percorrer a Trilha Krahô, que é palco de uma das atividades propostas pela unidade para a comemoração do Dia do Cerrado. “Acredito que estamos começando as comemorações da Semana do Cerrado com o pé direito. Fizemos uma trilha inovadora e bem didática. Manter o bioma preservado é uma obrigação e, quanto mais conhecemos, mais temos vontade de preservar a fauna, a flora e todos os serviços ambientais que ele presta”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

Infraestrutura disponível – Temporariamente fechados em razão da pandemia de Covid-19, os banheiros e bebedouros do Jardim Botânico já estão novamente em funcionamento, conforme o Decreto 41.170. O uso de máscaras é obrigatório nas dependências do JBB e as regras de distanciamento social devem ser seguidas rigorosamente.

Veja abaixo mais detalhes sobre as trilhas:

Tamanduá-bandeira

São 12 quilômetros adequados para percorrer a pé ou de bicicleta. O percurso se inicia em meio à vegetação de Cerrado densa e outras fitofisionomias farão companhia aos visitantes, como campos sujos, cerrados mais ralos e mata de galeria do contorno do Córrego Cabeça de Veado. Essa trilha percorre as bordas da área de visitação e apresenta toda a riqueza e diversidade do JBB.

Tamanduá-mirim

Possui um total de 4,25 quilômetros, voltados para ciclismo e caminhada. O início e o fim se dão no Centro de Visitantes. E a trilha passa por estradas de terra e pista asfaltada, percorrendo diferentes paisagens e terrenos.

Trilha Mater

Jardim Botânico
A trilha Matter tem 4.439 quilômetros, é asfaltada e pode ser percorrida abordo de carros e de bicicleta ou a pé – Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

São 4,53 quilômetros para ciclismo e caminhada. Esta é a primeira trilha do JBB. É toda asfaltada e com acessibilidade, perfeita para quem está aprendendo a andar de bike. Também cobre diferentes vegetações, com destaque à diversidade de árvores típicas do Cerrado. O trajeto conta com identificação botânica e proporciona uma visitação autoguiada.

Horto Medicinal

Com apenas 345 metros apenas para caminhada, a trilha está inserida em uma densa área de vegetação nativa e conta com 100 espécies medicinais identificadas.  A coleção implantada por técnicos do JBB buscou na literatura informações sobre uso terapêutico de espécies do Cerrado.

Trilha Ecológica

Percurso de 3,83 quilômetros apenas para caminhada. O percurso passa por diferentes fitofisionomias do Cerrado, como a nascente do Córrego Cabeça de Veado, e é uma das trilhas mais propícias para ver animais como tamanduá-bandeira, tatu e veado.

Trilha Krahô

São 1,84 quilômetro para uma caminhada leve. Compartilha parte de seu trajeto com a Trilha Ecológica e o percurso é um reconhecimento à importância do povo Krahô, nossa cultura ancestral. Nela, em meio à vegetação nativa, o visitante poderá ver espécies introduzidas por orientação do consultor Feliciano Krahô, contratado pelo projeto para a sua idealização.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização