24 de fevereiro de 2024
Parque da Cidade
Ciclistas no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck - Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Sistema de bicicletas compartilhadas retorna ao DF

Edital de licitação para o Sistema de Mobilidade Ativa Compartilhada sairá em setembro e serviço passará a ser oferecido em todo o Distrito Federal

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB-DF) anunciou na manhã desta quarta-feira (19/08) que Brasília voltará a contar com serviços de bicicletas compartilhadas, interrompidos desde o início do ano.

De acordo com o novo edital de Chamamento Público, a partir de agora mais de uma empresa poderá oferecer o serviço, que deverá ser expandido para outras regiões administrativas, além do Plano Piloto. O edital prioriza o papel da bicicleta como modal de transporte, destacando que as bicicletas poderão ser disponibilizadas, em estações fixas ou não, próximas a terminais rodoviários, metrô e BRT, bem como em áreas de grande movimentação, como escolas e hospitais, com o objetivo de ampliar a integração entre diferentes meios de transporte. A previsão é que o edital seja lançado na segunda quinzena de setembro.

“As cidades satélites também estão pedindo este tipo de serviço e, com este novo edital, teremos a oportunidade de expandir”

“Queremos dar continuidade a um serviço sustentável de transporte e que facilita o deslocamento das pessoas”, afirma o Secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro. “As cidades satélites também estão pedindo este tipo de serviço e, com este novo edital, teremos a oportunidade de expandir”, ressalta.

De acordo com a SEMOB-DF, os custos para implantação, operação e manutenção dos serviços não acarretarão qualquer ônus financeiro para o Governo do Distrito Federal.

O tempo de utilização dos equipamentos e a tarifa a ser cobrada serão definidas pelas empresas contratadas e encaminhadas à SEMOB para conhecimento e aprovação. Após a definição das empresas participantes, fica estabelecido o prazo de 30 dias corridos, a partir da assinatura do contrato, para que iniciem a prestação do serviço nos termos das propostas apresentadas.

Paraciclos – Outra novidade para o mês de setembro é a publicação do edital de licitação para a implantação de 534 paraciclos espalhados nas regiões administrativas do DF.

Os equipamentos serão colocados próximos aos locais de maior percurso de bicicletas e permitirão o estacionamento ordenado das bikes. De acordo com o Plano de Mobilidade Ativa (PMA), o planejamento prevê 3.000 paraciclos para os próximos anos.

Com informações da Semob-DF

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização