4 de outubro de 2024
Cubo traseiro Shimano FH-MT410
Cubo traseiro Shimano FH-MT410

FH-MT410 e HB-M410, os novos cubos da Shimano com rolamentos selados

Estaria a gigante japonesa a abrir mão do tradicional sistema de esferas soltas em prol dos rolamentos selados?

Entre as diversas novidades atreladas ao lançamento na semana passada da nova linha de componentes Deore 2021, uma em especial chamou a atenção, não pela inovação tecnológica que normalmente vem atrelada aos produtos da marca japonesa, mas sim pela solução nada usual adotada por esta.

Cubo dianteiro Shimano HB-MT410
Cubo dianteiro Shimano HB-MT410

Trata-se dos novos cubos non series MT410 (FH-MT410 e HB-M410), que pela primeira vez na história da Shimano, utiliza rolamentos selados no lugar do sistema de esferas soltas (cup and cone) utilizados na até então totalidade dos cubos e rodas da marca, tanto em seus modelos de entrada quanto nos topo de linha.

Shimano HB-MT410
Vista explodida do novo cubo dianteiro Shimano HB-MT410, com destaque para os rolamentos, em amarelo

Conhecida por sua confiabilidade e facilidade de manutenção, o sistema de esferas soltas sobre uma pista (bacia) proporciona uma melhor distribuição das forças verticais e laterais que atuam nos cubos e nas rodas de bicicletas do que seus similares que utilizam rolamentos industriais. Veja figura abaixo:

Destinados ao seguimento de bikes de entrada para MTB, os novos cubos MT-410 utilizam rolamentos selados da série 6903 (17 x 30 x 7mm), facilmente encontráveis no mercado de peças de reposição, a um preço médio de 50 reais cada.

Compatíveis com transmissões de 12 velocidades, os cubos utilizam freehubs no padrão Shimano Microspline e serão comercializados nas opções de eixo thru-axle com 142 e 148mm (Boost), além de blocagens do tipo quick-release nas medidas 135 e 141mm (modelo MT401).

Por que rolamentos? – Para a Shimano, o uso de rolamentos em seu novo cubo oferece uma opção econômica que atende a uma demanda de mercado por este tipo de solução, embora ressalte que não pretende abandonar o sistema de copo e cone com esferas soltas, principalmente em seus componentes topo de linha.

É sempre bom ressaltar que, além das vantagens acima expostas, o uso de esferas soltas sobre as bacias do cubo demandam baixo investimento das oficinas em ferramental especializado, já que bastam duas chaves de boca comuns para a realização de sua manutenção, enquanto que rodas e cubos rolamentados exigem a utilização de ferramentas específicas (e caras!) na instalação ou remoção dos rolamentos.

Preço e disponibilidade – Lançados mundialmente na semana passada, os novos cubos Shimano FH-MT410 e HB-M410 deverão ser disponibilizados nas próximas semanas, ainda com preços a definir.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização