30 de abril de 2024
Park Tool CM-5.2 Cyclone
Park Tool CM-5.2 Cyclone - Foto: André Ramos / MTB Brasília

Máquina para limpeza de correntes Park Tool CM-5.2 Cyclone

Voltada para uso doméstico, ferramenta para limpeza de correntes de transmissão alia eficiência, rapidez e praticidade

Manter a corrente da bicicletas sempre limpa e corretamente lubrificada é garantia de uma troca de marchas precisa e silenciosa, além de contribuir para a durabilidade de todo o conjunto da transmissão. Realizar a operação em ambiente doméstico todavia, nem sempre é tarefa prática, ao contrário! Quase sempre, realizar a limpeza da corrente resulta em uma tarefa demorada e ineficiente, além de sujar o piso de sua casa.

Para quem mora em apartamentos ou possui espaço reduzido, ou mesmo não quer perder tempo na tarefa, mas não abre mão de cuidar corretamente de sua bicicleta, as chamadas máquinas de limpeza de corrente são a ferramenta ideal. entre os modelos disponíveis no mercado, destaca-se a CM-5.2 Cyclone Chain Scrubber, da norte-americana Park Tool, líder mundial e pioneira na fabricação de ferramentas específicas para bicicletas.

Park Tool CM-5.2 Cyclone
Park Tool CM-5.2 Cyclone

Compacta e de fácil operação, a CM-5.2 tem seu funcionamento similar a uma miniatura de sistema de lavagem americana para automóveis, onde um conjunto de escovas giratórias – em conjunto com um desengraxante – realiza a limpeza das placas e roletes da corrente em uma caixa estanque, que impede que respingos possam sujar o local onde será realizada a operação de limpeza.

Construída em plástico translúcido, a CM-5.2 Cyclone é compatível com correntes de todas as velocidades. Em seu interior, a ferramenta conta escovas giratórias e uma esponja, que além de auxiliar na limpeza, impede que o líquido desengraxante escorra em excesso pelo piso. Um forte imã localizado em seu fundo recolhe fragmentos metálicos, impedindo que os mesmos retornem ao interior da corrente. Econômico, a CM-5.2 Cyclone utiliza apenas 60ml de líquido desengraxante.

Park Tool CM-5.2 Cyclone
A CM-5.2 pode ser totalmente desmontada para limpeza sem a necessidade de ferramentas – Foto: André Ramos / MTB Brasília

A CM-5.2 pode ser totalmente desmontada para limpeza sem a necessidade de ferramentas e suas escovas podem ser substituídas quando necessário, através de kits de reposição disponibilizados pela Park Tool. 

O Teste

Para testar a CM-5.2 Cyclone Chain Scrubber, utilizei a mesma em minha bike de testes Oggi Cattura Pro XT, equipada com corrente Shimano CN-HG601, de 11 velocidades. Antes do teste, a bike havia encarado uma certa quantidade de lama e barro, decorrente das chuvas que tem ocorrido aqui em Brasília nas últimas semanas, o que deixou a corrente suja e com uma borra de difícil remoção.

Park Tool CM-5.2 Cyclone
O corpo plástico da CM-5.2 é separado em duas metades mantidas unidas por duas presilhas metálicas – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Como funciona – O corpo plástico da CM-5.2 é separado em duas metades mantidas unidas por duas presilhas metálicas, de forma envolver a corrente sem a necessidade de remover a mesma da bike. Sua parte inferior – onde ficam localizadas as escovas – conta com um reservatório para o líquido desengraxante, que pode ser de qualquer tipo, menos os derivados de petróleo. De acordo com a Park Tool, até mesmo detergentes de louça comuns podem ser utilizados na operação de limpeza, embora com menor eficiência que os modernos produtos específicos para bikes. No meu caso, utilizei o eficiente Desengraxante Citrus, da marca nacional Algoo.

Park Tool CM-5.2 Cyclone
A CM-5.2 pode ser utilizada com a maioria dos desengraxantes para bicicletas disponíveis no mercado – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Uma vez fechado ao redor da corrente e com o líquido desengraxante em seu interior, basta segurar a ferramenta com uma das mãos, enquanto a outra aciona o pedivela da bike, pedalando-a para trás. quando isto é realizado, a primeira das três escovas realiza a limpeza externa das placas da corrente, enquanto que as outras duas se encarregam de limpar o interior das placas e dos roletes. Uma espuma, localizada na saída da máquina, auxilia na limpeza ao mesmo tempo que impede que o líquido escorra pra fora da CM-5.2.

Segundo o fabricante, cerca de 30 pedaladas são suficientes para a limpeza de uma corrente medianamente suja. No meu caso, isto foi suficiente na maioria das vezes.

Park Tool CM-5.2 Cyclone
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Durante a operação de limpeza, a Park Tool recomenda que se coloque a corrente na marcha mais pesada (pinhão do cassete menor), de forma a evitar que o excesso de desengraxante possa cair acidentalmente nas esferas do freehub, retirando sua lubrificação. Durante o uso da ferramenta, entretanto, isto nunca ocorreu, mesmo quando eu, deliberadamente, ignorei o conselho e coloquei a corrente no pinhão maior do cassete.

Park Tool CM-5.2 Cyclone
Detalhe da corrente antes da limpeza (esquerda) e após o uso da CM-5.2 – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Efetividade – Em meus testes com o produto, constatei que de fato a ferramenta realiza uma limpeza rápida e prática, embora obviamente sem a mesma eficiência de uma realizada com a corrente removida da bike e totalmente imersa em desengraxante, como as realizadas em ambiente de oficinas mecânicas. Para utilização doméstica, entretanto, a CM-5.2 oferece uma solução muito interessante e econômica.

Park Tool CM-5.2 Cyclone

Facilidade de uso
Eficiência
Custo x benefício

Ótimo

Opção prática, rápida e econômica para o uso doméstico

Conclusão

Trata-se, sem dúvida, de uma opção muito interessante para todo ciclista que se preocupa em cuidar apropriadamente de sua companheira de pedaladas sem perda de tempo de de maneira descomplicada.

Preço e disponibilidade – Distribuída pela Isapa – representante oficial da Park Tool No Brasil –, a máquina para limpeza de correntes Park Tool CM-5.2 Cyclone pode ser encontrada nas lojas e bike shops de todo o o país ao preço sugerido de 180 reais.

Pontos positivos

  • Fácil de usar;
  • Rápida e eficiente;
  • Quase não suja o chão durante a operação de limpeza da corrente;
  • Compatível com todos os tipos de corrente;
  • Compatível com a maioria dos desengraxantes do mercado;
  • Pode ser utilizada com detergente lava-louças comum e água;
  • Escovas e espuma substituíveis.

Pontos negativos

  • Não possui o mesmo nível de eficiência de uma limpeza profunda realizada em oficina especializada.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização