30 de abril de 2024
Taiwan

Quadros e bicicletas ‘Made in Taiwan” fakes invadem mercado europeu

Nova modalidade de fraude surge para driblar a taxação de produtos chineses pela UE e consiste em fabricar quadros e bikes na China para vendê-los como se fossem produzidos no país vizinho 

Uma investigação conduzida pela União Europeia concluiu que houve um aumento significativo no número de quadros, bicicletas e e-bikes no mercado europeu nos últimos meses contendo certificados de origem falsos. 

A investigação teve origem após a notícia que o Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan teria identificado várias companhias que estariam etiquetando produtos com rótulos e certificados de origem ‘Made in Taiwan” falsos para evitar as tarifas anti-dumping impostas pela União Europeia a produtos fabricados na China.

Taiwan

Reputação abalada – De acordo com o governo de Taiwan, a fraude deve ser combatida a todo custo, sob o risco de perda da credibilidade dos produtos verdadeiramente produzidos no país. Para isto, uma nova política de desencorajamento da prática está sendo levada a cabo, que incluem medidas como multas pesadas, prisões e até uma cláusula que premia denunciantes que possam ajudar o governo a prender os criminosos.

Prática em crescimento – A fraude dos rótulos de origem não se limita ao mercado europeu. Com o aumento das taxas contra produtos chineses criada pelo governo Trump, o governo taiwanês detectou um crescimento significativo de companhias que transportam produtos chineses até Taiwan, onde são etiquetados como ‘Made in Taiwan’ e em seguida enviadas aos Estados Unidos.

Em junho deste ano, o governo do Vietnã revelou ter encontrado em seu território produtos chineses com etiquetas falsas ‘Made in Vietnam’, nas mãos de companhias que pretendiam burlar as tarifas norte-americanas comercializando produtos agrícolas, têxteis e metalúrgicos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização