17 de setembro de 2024
Renda por APP
Prefeito Geraldo Julio lançou o Renda por APP, na manhã desta quarta-feira (25), que vai distribuir kits com bicicletas e telefones celulares para gerar renda por meio dos aplicativos de entrega disponíveis no mercado - Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR

Prefeitura de Recife distribui bicicletas e celulares para desempregados

Iniciativa do projeto Renda Por App visa facilitar a entrada de pessoas no mercado de entregas por aplicativo. Até o fim de 2020, serão 100 kits distribuídos por mês

A Prefeitura de Recife (PE) lançou na manhã de quarta-feira (25) o projeto Renda por APP que promete realizar o sorteio mensal de 100 kits de bicicletas e smartphones até o fim de 2020. O projeto faz parte do Programa Chegando Junto, que pretende facilitar o acesso de pessoas no mercado de entregas por aplicativos, como iFood, Uber Eats e Rappi, entre outros.

Ao todo serão entregues 1.300 kits, compostos por bicicleta, capacete e os demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além de um smartphone habilitado com um pacote de dados móveis. A ideia é que pessoas que não têm condições de ter esses equipamentos entrem no mercado de trabalho e consigam gerar renda.

“Em tempos de desemprego recorde no Brasil, de muita gente desempregada há mais de três anos, a prefeitura quer ajudar a população a ter sua própria renda. Com isso vamos inserir pessoas que não tem nem telefone e dar a eles a possibilidade de trabalhar com aplicativos, com entregas, e fazer renda para sustentar sua família”, disse o prefeito de Recife, Geraldo Julio.

Para participar, os candidatos precisarão comprovar residência na capital pernambucana, possuir mais de 18 anos e estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As inscrições começam no dia 1º de outubro e serão presenciais, nas agências de emprego situadas no Bairro do Recife, na Avenida Rio Branco e em Casa Amarela, na Avenida Norte, 5600.

O Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, explicou como vai funcionar o projeto. “Depois que o candidato completar a inscrição, eles receberão um número que será sorteado pela extração da Loteria Federal. No recebimento dos kits, eles assinarão um termo de compromisso com o regulamento do programa, que inclui a proibição de venda ou repasse dos kits a terceiros. Nós também vamos acompanhar mensalmente os beneficiados, e orientá-los com palestras de empreendedorismo e treinamento de como atender por meio de aplicativos”, afirmou. 

João Henrique, 27 anos, foi um dos jovens que conheceram o projeto. “Estou há três anos desempregado e fiquei surpreso e feliz com a possibilidade de ser um beneficiado. Acho que é uma oportunidade que vai fazer muita gente não cair no caminho errado. Vou me inscrever e estou preparado para o que vier”, pontuou.

Outro que se entusiasmou com a oportunidade foi Raimundo dos Santos (27), dois filhos: “Esse é um projeto muito bom para gente que não aparece nenhuma oportunidade. Estamos correndo atrás, mas esta difícil. Estou a mais de dois anos sem trabalho”, contou.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização