20 de setembro de 2024
Henrique Avancini
Foto: Boris Beyer / Red Bull Content Pool

Em busca de feito inédito para o Brasil, Avancini encara última etapa da Copa do Mundo de MTB

Ciclista ainda pode alcançar segunda posição geral para coroar desempenho na temporada. Público pode acompanhar prova ao vivo, pela internet

Terceiro colocado no ranking mundial e na Copa do Mundo de MTB XCO, o brasileiro Henrique Avancini vislumbra a última etapa do campeonato para coroar a temporada mais consistente da carreira na competição. A partir desta sexta-feira (6), o ciclista fluminense encara os desafios da pista de Snowshoe (EUA), que contará com transmissão ao vivo pela internet, e narração em português.

Nunca um brasileiro conseguiu ficar entre os três primeiros colocados na classificação final de uma Copa do Mundo de Mountain Bike e manter-se no Top-3 geral é o grande objetivo de Avancini nessa última prova. Até aqui, a melhor posição de um atleta do país na história foi o quarto lugar geral conquistado pelo próprio Henrique em 2018.

Henrique Avancini
Foto: Boris Beyer / Red Bull Content Pool

E para superar os próprios números, o ciclista de Petrópolis aposta em seu grande retrospecto na temporada. Ao longo do ano, o brasileiro faturou o título em short track (Vallnord) e, neste formato, conquistou três vices (França, Itália e Suíça). Já na prova principal, alcançou o pódio na maioria das corridas. Do total de 12 pódios até aqui da Copa do Mundo, Avancini esteve presente em nove, mostrando evolução e muita regularidade dentro da competição.

“A temporada da Copa do Mundo foi muito boa para mim. Acredito que tenha subido um nível ao longo do ano. Conquistei resultados muito consistentes. Estive no pódio em praticamente todas as etapas até aqui. O meu grande objetivo é terminar entre os três primeiros na classificação geral”, diz o brasileiro.

Na classificação geral, o atleta da Cannondale Factory Racing Team figura em terceiro lugar, com 1.360 pontos. O holandês Mathieu Van Der Poel está em segundo, com 1.649 pontos, enquanto o líder é Nino Schurter, com 1.670. Completam ainda o ‘Top 5’ o suíço Mathias Fluckiger (1.348) e o italiano Gerhard Kerschbaumer (970).

Henrique Avancini
Foto: Boris Beyer / Red Bull Content Pool

A prova em Snowshoe tende a ser ainda mais especial aos participantes. Esta é a primeira vez que o local sedia uma etapa da Copa do Mundo e, em 2019, terá a honra de definir os campeões da temporada. O terreno da pista é composto por raízes e rochas, com forte elevação e locais de alta velocidade.

O público brasileiro poderá acompanhar todas as emoções da última etapa da Copa do Mundo de MTB XCO a partir desta sexta-feira (6), às 18h20 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo, em português, pela Red Bull TV. A mineira Andrea Marcellini comandará a narração do evento.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização