20 de setembro de 2024
Fábrica da OX Bikes na Zona Franca de Manaus - Foto: Divulgação / Abraciclo
Fábrica da OX Bikes na Zona Franca de Manaus - Foto: Divulgação / Abraciclo

Mercado brasileiro de bicicletas tem o melhor abril dos últimos 8 anos

Em abril, foram produzidas no Polo Industrial de Manaus 75,6 mil unidades, o melhor resultado do mês desde 2011, uma alta de 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado

Os fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram, em abril deste ano 75,6 mil unidades, o melhor resultado para este mês desde 2011 (53,2 mil unidades), quando este tipo de dado passou a se tornar disponível. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Linha de montagem da OX (Oggi), no Polo Industrial de Manaus (PIM) – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Em abril de 2012, o volume produzido havia chegado a 68,4 mil unidades, ou seja, também menor que o registrado em igual mês de 2019. O volume atual representa aumento de 23,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado (61,3 mil bicicletas) e de 28,2% em relação a março (59 mil unidades).

Na análise de Cyro Gazola, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, o crescimento do setor registrado nos últimos meses reflete a melhoria dos indicadores econômicos, com a estabilização da taxa de juros.

Linha de montagem da fábrica da Audax em Manaus – Foto: André Ramos / MTB Brasília

“Atualmente os ciclistas buscam por produtos de maior valor agregado e as fabricantes do Polo de Manaus atendem essa demanda, oferecendo bicicletas mais modernas, equipadas com suspensões e freios hidráulicos, entre outros itens”, diz. “Além disso, com o aumento das redes de ciclovias, incentiva-se e facilita a mobilidade urbana. Hoje muitas pessoas já adotaram a bicicleta como uma importante alternativa de transporte”, completou o executivo.

Com isso, a Abraciclo mantém sua projeção do Segmento de Bicicletas de elevar em 10,8% a produção em 2019. Os dados da Abraciclo mostram ainda que, de janeiro a abril deste ano, foram fabricadas 259,4 mil bicicletas, aumento de 17,9% ante as 220 mil produzidas no mesmo período de 2018.

Inspeção dos quadros após o processo de soldagem – Foto: André Ramos – MTB Brasília

A categoria Mountain Bike foi a mais produzida no PIM, no primeiro quadrimestre deste ano, com 56,5% de participação (146,6 mil unidades). Em segundo lugar, ficou a Urbana com 32,9% de participação (85,2 mil unidades). Na sequência do ranking, a Infanto-Juvenil com 9,2% (23,9 mil unidades), a Estrada com 1% (2,5 mil unidades) e a Elétrica com 0,4% de participação (1.005 unidades).

Adesivagem clear coat – Foto: André Ramos – MTB Brasília

No ranking isolado de abril, as posições foram mantidas. A Mountain Bike ficou em primeiro lugar com a produção de 42,3 mil unidades, alta de 66,3% ante as 25,4 mil bicicletas fabricadas em abril de 2018 e de 32,2% em relação a março (32 mil unidades). A Urbana somou 25.935 unidades, volume 5,5% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (24,5 mil unidades) e 40,9% maior que as 18,4 mil bicicletas produzidas em março.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização