28 de fevereiro de 2024
Brasil Challenge Internacional Cannondale 2019
Roberta Stopa - Foto: Daniel Braga / xfoto

Felipe Marques e Roberta Stopa vencem no 1º dia do Brasil Challenge Internacional Cannondale

Etapa inicial contou com percurso desafiador de 72km distribuídos entre subidas e trechos técnicos da cidade de Goianá (MG)

Ciclistas de várias partes do país deram as primeiras pedaladas para a segunda edição do Brasil Challenge Internacional Cannondale, que está sendo disputado nas trilhas e estradas de chão da cidade de Goianá, em Minas Gerais. O evento soma pontos tanto para o Ranking Brasileiro de MTB Cross Country (XCO) como de Marathon (XCM). Na prova disputada neste sábado (4), no modelo Maratona, para corridas de longa distância, não faltou adrenalina. 

As subidas íngremes selecionaram rapidamente o pelotão que definiu os primeiros colocados muito antes da linha de chegada. Felipe Marques foi o primeiro biker a completar o percurso, em 2h57min09, seguido de Luiz Felipe Duarte, segundo colocado, e André Zanini, terceiro.

Brasil Challenge Internacional Cannondale 2019
Felipe Marques – Foto: Daniel Braga / xfoto

“Já lancei um ataque logo no início, na metade do morro. O Felipinho veio junto comigo, abrimos juntos uma boa vantagem para o terceiro colocado. Depois veio a segunda serra do dia, onde eu pude escapar e me distanciar do segundo colocado e no estradão, que é um pouco mais a minha característica, ampliei ainda mais a vantagem até cruzar a linha de chegada. O evento está de parabéns. É um percurso mountain bike raiz, com bastante trilhas técnicas. Amanhã vou tentar defender a liderança e ficar na cola do segundo e terceiro colocados”, contou Felipe, da equipe Taubaté/Tarumã/Ekoi. 

No Feminino a experiência de Roberta Stopa, natural de Juiz de Fora, fez a diferença e a multicampeã finalizou o percurso de aproximadamente 72km em 3h52min23, quase 10 minutos a frente da segunda colocada, Laurita Moreira. Claudia Navaro completou o pódio em terceiro lugar. 

Brasil Challenge Internacional Cannondale 2019
Largada do primeiro dia – Foto: Daniel Braga / xfoto

“Foi uma prova dura, como esperado. Largamos com uma subida exigente. Demos sorte que o sol só bateu forte do meio do percurso para o final. Larguei mais cautelosa, dentro do meu ritmo, não quis forçar muito pois são dois dias de prova e fui feliz na escolha. A partir do final da subida vieram as descidas mais técnicas, onde tenho mais habilidade e gosto de pilotar mais. Foi onde consegui abrir uma boa vantagem para a segunda colocada. Estava num dia bom comigo mesma, psicológico, físico, tudo somou para conquistar essa vitória. Acho que coloquei uma boa vantagem para que amanhã possa fazer uma prova mais controlada e se Deus quiser sair com o título”, contou Roberta, da equipe Food Jam/No limits/Vezzo. 

Classificação da 1ª Etapa (XCM)

Super Elite Masculino

  1. Felipe Marques – 2h57min09
    Luiz Felipe Duarte – 3h01min10
    Andre Zanini – 3h04min45

Super Elite Feminino

  1. Roberta Stopa – 3h52min23
  2. Laurita Costa Moreira – 4h01min55
  3. Claudia Altaf Navaro – 4h40min44

Confira o resultado completo do 1º dia

Domingo tem XCP – Neste domingo (5) é a vez dos bikers enfrentarem o Marathon XCP. Serão aproximadamente 56km de percurso. Atletas acima de 13 anos podem participar. A largada de ambos será a partir das 9h30 na Quadra do Mineirinho.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização