1 de março de 2024
Gazelle

Bicicleta com direção assistida aumenta a segurança dos ciclistas idosos

Protótipo de e-bike desenvolvida na Holanda conta com direção elétrica que auxilia no equilíbrio do ciclista, evitando o risco de queda

Embora muito importante, a prática de exercícios físicos na chamada terceira idade envolve alguns riscos, principalmente no ciclismo, onde uma eventual perda do senso de equilíbrio pode resultar em sérios acidentes.

Não por acaso que na Holanda – país recordista no número de idosos que pedalam -, um grupo de cientistas desenvolveu uma nova tecnologia que permitirá a produção de bicicletas com direção assistida, capaz de corrigir falhas nas manobras do condutor da bike, restaurando o equilíbrio e evitando a queda.

Desenvolvida em parceria entre a Universidade Delft de Tecnologia (TU Delft) e o fabricante de bicicletas holandês Royal Dutch Gazelle, a tecnologia incorpora sensores de medição inercial (acelerômetro e giroscópio), que monitoram os movimentos da bike a partir de 4 km/h. Os dados são analisados por um microprocessador que comanda um motor elétrico instalado na caixa de direção da bike, corrigindo automaticamente a trajetória da mesma em caso de uma manobra mal feita.

Gazelle

Para determinar o nível de assistência necessário para manter a estabilidade, o sistema utiliza um complexo software de cálculo matemático baseado em 25 parâmetros físicos.

Testes realizados recentemente em um protótipo de e-bike comprovaram que a tecnologia de fato auxilia substancialmente no equilíbrio sobre a bicicleta, principalmente entre os idosos. 

Gazelle

Embora ainda esteja em seus estágio iniciais, a tecnologia mostra-se promissora. De acordo com seus desenvolvedores, uma versão comercial de bicicleta com esta tecnologia deverá estar nas lojas em cerca de dois anos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização