7 de outubro de 2024
Priscilla Stevaux
Priscilla Stevaux - Foto: Divulgação

Priscilla Stevaux representa o Brasil na Copa Internacional de BMX, em San Juan, Argentina

Na busca de pontos para o ranking mundial e olímpico, atleta sorocabana competirá nas categorias Hors Clas e C1 Class 1

Após ter se consagrada campeã paulista da 1ª etapa que ocorreu em Indaiatuba no fim de março, logo neste começo do mês de abril, a atleta sorocabana Priscilla Stevaux já está na Argentina para a disputa dos dois campeonatos da San Juan Copa Internacional de BMX.

As provas acontecerão ao longo deste fim de semana (06/04 e 07/04) no Club Bicicross San Juan, da cidade de San Juan, província à oeste do território argentino.

Esses campeonatos são das categorias HC (Hors Class) e C1 (Class 1), considerado um dos campeonatos que menos valem pontuação para os rankings mundial e olímpico, porém, de fundamental importância para a manutenção dos pontos já conseguidos pela Priscilla.

Priscilla Stevaux
Foto: Divulgação

Apesar de ser campeonatos com baixa pontuação a disputa promete ser de altíssimo nível, pois, além da presença confirmada da Priscilla Stevaux (15ª colocada do ranking mundial), também confirmaram presença a equatoriana Domenica Azuero (14ª colocada do ranking mundial) e a colombiana Mariana Pajon (campeão das Olimpíadas de 2012 e 2016).

Como funcionam os ranking no BMX – O ranking mundial é definido pela União Ciclística Internacional (UCI) e sua pontuação é válida sempre de 1 ano atrás até a data atual, ou seja, ele é atualizado diariamente baseado nos últimos 365 dias de cada atleta.

Já o ranking olímpico, definido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) existe só no ciclo olímpico, e, para as Olimpíadas de Tóquio 2020, este começou a ser válido em setembro de 2018 e valerá até até julho de 2020, sendo o Campeonato Mundial de 2020 nos Estados Unidos como última computação valendo pontos.

A grande diferença do ranking olímpico para o ranking mundial é que ele é computado por país, ou seja, são considerados as 3 melhores atletas de cada país, de cada sexo, onde, a soma total dos pontos desses 6 atletas é a pontuação final de cada país, sendo que, somente os 10 melhores países até julho de 2020 que terão direito à enviar atletas para as Olimpíadas.

Atualmente o Brasil é o 10º colocado do ranking olímpico.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização