Dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares indica aumento de 42,9% em relação ao mesmo mês do ano passado
As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 66.110 unidades em fevereiro, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.O volume representa aumento de 42,9% em relação ao mesmo mês do ano passado (46.265 unidades) e de 12,8 % na comparação com janeiro (58.611 bicicletas). Este resultado indica ainda, o melhor mês de fevereiro desde 2012 – naquela ocasião, foram produzidas 68.060 unidades.
No acumulado do primeiro bimestre, a produção atingiu a marca de 124.721 unidades, alta de 27,2% ante as 98.017 bicicletas fabricadas nos dois primeiros meses de 2018.
Para Cyro Gazola, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, esses números refletem a melhoria de indicadores econômicos, como queda das taxas de juros e da inflação, aliada à maior confiança do consumidor. Além disso, o número de pessoas que opta pela bicicleta como meio de transporte vem aumentando consideravelmente nas médias e grandes cidades brasileiras.
“As redes de ciclovias crescem cada vez mais, o que facilita e incentiva a mobilidade urbana. A bicicleta hoje não é utilizada apenas como opção de esporte e lazer, mas principalmente como uma interessante e importante alternativa de transporte”, afirma.
Animado com os resultados alcançados até agora, o executivo reforça a expectativa da entidade de que o segmento deve registrar crescimento de 10,8% na fabricação de bicicletas em 2019, com o volume de 857 mil unidades, ante as 773.641 unidades de 2018.