28 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação / Specialized

Specialized S-Works EXOS, a sapatilha de ciclismo mais leve do mundo

Com apenas 150 gramas (ou impressionantes 99 gramas em sua edição limitada), novo calçado para ciclismo da marca norte-americana alia leveza e conforto sem precedentes

A Specialized anunciou esta semana o lançamento da nova S-Works EXOS que, segundo o fabricante, é sapatilha de ciclismo em produção de série mais leve do mundo.

Foto: Divulgação / Specialized

Para conseguir o feito, a marca norte-americana fez uso de um material denominado Dyneema, uma fibra têxtil derivada do polietileno, cujas características de resistência e leveza superam as do kevlar, utilizado nas sapatilhas topo de linha de outros fabricantes. O resultado é uma sapatilha cujo peso final não ultrapassa 150 gramas, além de uma edição limitada ainda mais leve: apenas 99 gramas.

Desenvolvida para ser o mais minimalista possível sem abrir mão da performance, a S-Works EXOS utiliza uma entressola de fibra de carbono extremamente fina e rígida, cujo excesso de material na ponteira e na região calcânea foi reduzida ao máximo, de forma eliminar cada grama de peso possível, sem perder as características ergonômicas da tecnologia Body Geometry da Specialized. O resultado é uma plataforma de pedalada rígida combinada com uma zona maleável na região dos dedos, que oferece o máximo conforto.

Foto: Divulgação / Specialized

Dois modelos – Em um primeiro momento, serão disponibilizadas duas versões da nova sapatilha. A primeira, denominada S-Works EXOS, utiliza o já consagrado sistema de fechamento Boa, que utiliza um dial de ajuste micrométrico. Disponível nos tamanhos 40 a 48 (Europa), a Specialized S-Works EXOS será comercializada a 499 dólares.

Foto: Divulgação / Specialized

Já o modelo S-Works EXOS 99, utiliza o sistema de fechamento e ajuste por cadarços, o que resulta em um peso final de apenas 99 gramas por pé (no tamanho 40 Europa), ao preço de 700 dólares. Esta edição, limitada a apenas 500 pares produzidos, também será disponibilizada nos tamanho 40 a 48 (Europa).

Foto: Divulgação / Specialized

Até o presente momento, não há informações sobre a comercialização das novas sapatilhas no Brasil. em breve, mais informações. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização