18 de maio de 2024
Foto: Divulgação / SRAM

SRAM apresenta novos grupos de transmissão eletrônica para bicicletas MTB

Novos SRAM XX1 Eagle AXS e X01 Eagle AXS contam com conectividade ANT+ e Bluetooth para troca de marchas sem fios ou cabos

O fabricante de componentes para bicicletas SRAM anunciou ontem (06/02) o lançamento mundial de seus novos grupos de transmissão da linha AXS para uso em mountain bike, cuja principal característica é a troca de marchas realizada sem fios ou cabos.

Derivados da linha eTap de transmissão para bikes de estrada, os novos grupos SRAM XX1 Eagle AXS e X01 Eagle AXS foram desenvolvidos para suportarem as mais adversas condições de uso, seja no sol, na chuva e/ou na lama.

SRAM XX1 Eagle AXS – Foto: Divulgação / SRAM

Voltados para uso em MTB XC/Marathon (XX1 Eagle AXS) e Trail/Enduro (X01 Eagle AXS), os novos grupos possuem a configuração de 1×12 velocidades e contam com uma série de recursos, como por exemplo a conectividade Bluetooth e ANT+ que permite ajustes personalizados, atualizações de firmware e coleta de informações de relevância através de um aplicativo específico para smartphone.

RAM X01 Eagle AXS – Foto: Divulgação / SRAM

Segurança e autonomia – Para garantir uma troca de marchas suave e precisa, a SRAM desenvolveu seu próprio protocolo de dados criptografados, de forma assegurar-se que o funcionamento dos novos grupos não seja comprometido por interferências externas.

Foto: Divulgação / SRAM

Os novos câmbios traseiros são alimentados por uma bateria removível e recarregável, de apenas 25 gramas de peso e autonomia aproximada de 20 horas contínuas de uso. Já o trocador de marchas utiliza uma bateria do tipo CR2032, com uma impressionante vida útil de até 2 anos de uso.

Foto: Divulgação / SRAM

Peso reduzido – Tão importante quanto a autonomia, o peso total da nova linha AXS é outro aspecto que o fabricante estadunidense cuidou ao máximo para satisfazer os ciclistas mais exigentes. Se comparados aos grupos SRAM Eagle mecânicos, há uma redução de 5 gramas em relação ao XX1 Eagle AXS e 15 gramas para o SRAM X01 Eagle AXS.

Câmbio SRAM Eagle AXS

Câmbio traseiro SRAM XX1 Eagle AXS (a esquerda) e o SRAM X01 Eagle AXS – Foto: Divulgação / SRAM

Além do sistema eletrônico de troca de marchas, os novos câmbios da linha AXS contam com a exclusiva função Overload Clutch que, em caso de impactos, desacopla automaticamente as engrenagens internas do motor de acionamento, evitando que o câmbio seja danificado.

A nova linha AXS conta também com o sistema Type 3, que fixa a tensão do câmbio à corrente. Seu novo design externo, 10mm mais compacto que os modelos mecânicos da série Eagle, permite aumentar a distância livre ao solo, preservando a integridade do componente.

Resistência a água e lama – De acordo com o fabricante, os novos grupos SRAM Eagle AXS contam com certificação IP69X, o que garante um funcionamento livre de problemas, mesmo sob as mais variadas condições de clima e terreno.

Foto: Divulgação / SRAM

Ajuste simplificado – O processo de ajuste dos novos câmbios está mais simples do que nunca. Após a montagem e o alinhamento da gancheira, basta ajustar os parafusos limitadores superior e exterior. O próprio câmbio ajustará a tensão eletronicamente, sem a necessidade de ajustes finos.

Trocador de marchas SRAM Eagle AXS

Trocador de marchas SRAM Eagle AXS – Foto: Divulgação / SRAM

Extremamente ergonômico e simples de usar, o novo trocador de marchas Eagle AXS é alimentado por uma pequen bateria do tipo CR2032, com autonomia de até 2 anos de uso, graças a adoção de uma sistema de hibernação, que é acionado automaticamente quando não utilizado.

Para garantir ao máximo a compatibilidade com os diversos tipos de bicicletas disponíveis no mercado, é possível ainda utilizar os trocadores de estrada SRAM RED eTap com câmbios Eagle AXS, o que permitirá a montagem de câmbio MTB em bikes de estrada e gravel.

Cassetes SRAM Eagle AXS

Cassete SRAM XX1 Eagle AXS (a esquerda) e SRAM X01 Eagle AXS – Foto: Divulgação / SRAM

Aqui, a principal novidade está na estética ‘arco-íris’ dos novos cassetes da linha AXS. Já sua construção e relação é a mesma dos atuais grupos mecânicos da linha Eagle, com 10-50 dentes e range de 500%.

Como nos demais cassetes da linha Eagle (exceto o Eagle NX), a série AXS utiliza o núcleo XD para sua montagem na roda.

Pedivelas SRAM Eagle AXS

Pedivela SRAM XX1 Eagle AXS (esquerda) e SRAM X01 Eagle AXS – Foto: Divulgação / SRAM

Sem alterações em relação aos utilizados nos grupos mecânicos da série Eagle, os pedivelas Eagle AXS utilizam o padrão SRAM DUB.

Os pedivelas Eagle AXS serão disponibilizados para três medidas de chainline: 49, 52 e 56,5mm, nos padrões de caixa de centro abaixo:

  • DUB BSA73 SB+
  • DUB PF92 SB+
  • DUB BSA73
  • DUB PF89.5
  • DUB PF92
  • DUB PF30 MTB73
  • DUB BB30 MTB73

As opções de coroas disponíveis são as de 30, 32, 34, 36 e 38 dentes, com o exclusivo padrão de endentamento X-Sync 2.

Corrente SRAM Eagle AXS

Corrente SRAM XX1 Eagle AXS (acima) e SRAM X01 Eagle AXS – Foto: Divulgação / SRAM

Com desenho idêntico às atuais correntes de 12 velocidades da linha Eagle, o modelo SRAM XX1 Eagle AXS conta com um belo acabamento no padrão arco-íris, graças ao revestimento PVD Titanium Nitride, que garante maior durabilidade ao componente.

Já o modelo SRAM X01 Eagle AXS é apresentado na cor preto fosco.

Aplicativo

Foto: Divulgação / SRAM

Através do novo aplicativo SRAM AXS, é possível personalizar o comportamento de cada botão de acionamento do trocador de marchas, além de ativar o novo canote wireless de selim RockShox Reverb AXS e conferir informações relevantes como o estado da bateria e nível de desgaste dos componentes.

Bateria e carregador do câmbio traseiro – Foto: Divulgação / SRAM

Preços e disponibilidade – Até o presente momento, a Proparts, distribuidora exclusiva da marca SRAM no Brasil, não havia divulgado os preços e disponibilidade dos novos grupos Eagle AXS no país.

Na Europa e Estados Unidos, os novos grupos serão comercializados a partir do fim de fevereiro, ao preço de 2.100 euros (SRAM XX1 Eagle AXS) e 2.000 euros (SRAM X01 Eagle AXS).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização