25 de abril de 2024

B’Safe, o colete ‘airbag’ para ciclistas

Equipado com cartucho de CO2 e sensores eletrônicos, acessório de segurança para ciclistas infla automaticamente em caso de colisão ou queda

Todo ciclista que leva seu esporte a sério sabe da importância do uso de equipamentos de segurança como capacetes e luvas. Mesmo assim, pesquisas recentes constataram que cerca de 40% dos acidentes sérios envolvendo bicicletas resultam em lesões no tórax e 25% nas costas, regiões do corpo que normalmente não contam com algum tipo de acessório de proteção eficiente.

Com estes dados em mãos, a marca francesa Helite desenvolveu o B’Safe, o primeiro colete que funciona como um airbag protegendo, em caso de acidente, as regiões torácica, lombar e cervical do ciclista.

Apresentado oficialmente esta semana por ocasião da Consumer Electronics Show (CES) – feira internacional de tecnologia realizada em Las Vegas -, o B’Safe é constituído por dois componentes: o colete propriamente dito e uma pequena unidade eletrônica instalada embaixo do selim da bicicleta.

Construído em nylon especial que alia grande maleabilidade a alta resistência mecânica, o colete conta com um circuito eletrônico equipado com receptor de sinal GPS, acelerômetro e giroscópio, que analisa os padrões de movimentação do ciclista em uma velocidade de até 1000 ciclos por segundo.

O sistema recebe ainda dados transmitidos pelo sensor do selim, que detecta desacelerações súbitas causadas por quedas ou colisões.

Em caso de acidente, o equipamento dispara um cartucho de CO2 instalado no coleta, infando-o automaticamente e protegendo o ciclista. De acordo com a Helite, toda a operação – da detecção do impacto ao processo de inflar o colete – não leva mais do que 80 milissegundos.

Em situações de acidentes sem impactos fortes, como derrapadas que resultam em queda, os sensores de movimento detectam a mudança súbita da posição do ciclista, acionando o colete.

Uma vez acionado, o colete esvazia de forma automática lentamente, possibilitando ser reutilizado mediante a troca do cartucho de CO2.

Simplicidade de uso – Desenvolvido para ser um acessório que reúne segurança com facilidade de uso, o B’Safe é ligado automaticamente quando seu zíper é fechado, desligando quando aberto. Sua bateria, recarregável, possui autonomia para até 7 dias de uso, enquanto que o sensor de selim possui a impressionante vida útil de cinco anos.

Preço e disponibilidade – De acordo com a Helite, o colete B’Safe deverá ser disponibilizado nas lojas da Europa e Estados Unidos a partir de junho, nas cores preta ou amarela, ao preço médio de 700 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização