2 de março de 2024

Solução simples promete aumentar a vida útil de pastilhas e discos de freio

Acessório Brake Protec mantém o rotor de freio limpo mesmo sob as piores condições de terreno, contribuindo para manter as pastilhas livres de agentes contaminantes

Uma pequena empresa na Holanda desenvolveu recentemente um novo tipo de acessório para freios a disco que promete aumentar a vida útil das pastilhas e rotores mantendo-os limpos e livres de sujeira.

Além da corrente de transmissão, pastilhas e rotores de freios são os componentes de bicicleta que mais sofrem desgaste com o uso. Se utilizados em condições adversas, sua autonomia pode ser absurdamente reduzida, já que o contato dos mesmos com areia terra, lama e outras impurezas contaminam e alteram a sua superfície. O resultado é um freio com pouca eficiência e sujeito a falhas.

Batizado de Brake Protec System, o novo acessório destaca-se pela simplicidade no conceito. Uma pequena peça plástica impressa em 3D abriga uma pequena escova com finas cerdas de bronze. Instalado rente à pinça, no mesmo parafuso que a ancora no quadro ou garfo, o Brake Protec mantém uma escovação permanente na superfície do rotor, impedindo a entrada de resíduos que possam comprometer a integridade das pastilhas.

Desenvolvido para a prática de MTB e gravel/ciclocross, modalidades onde a exposição a lama, terra e areia são frequentes, o acessório promete menor manutenção dos freios, aumento da vida útil dos rotores e pastilhas e frenagens sem perda de eficiência, além de reduzir a ocorrência dos irritantes ruídos decorrentes do atrito excessivo.

Simples de instalar, o Brake Protec System é compatível com montagens de freio PostMount e IS (mediante adaptador) e sua autonomia, de acordo com o fabricante, é de aproximadamente 10 mil quilômetros.

Comercializado diretamente através do website da empresa, o Brake Protec System é oferecido em seis opções de cores (preto, azul, amarelo, laranja, verde e rosa), ao preço de 22 euros (aproximadamente R$ 94,50) por pinça, ou 36 euros (155 reais) para os freios dianteiro e traseiro. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização