24 de fevereiro de 2024
A governadora Cida Borghetti lançou neste domingo (11), no Palácio Iguaçu, o Minha Bike, um banco de dados que permite que os ciclistas registrem o número de série e outras informações de suas bicicletas no Governo Digital, portal de serviços do Governo do Estado - Foto: Jaelson Lucas / ANPr

Governo do Paraná cria cadastro estadual de bicicletas

Projeto Minha Bike Segura irá ajudar a coibir furtos e roubos de bicicletas no estado

Os ciclistas do Paraná podem, a partir de agora, cadastrar informações sobre suas bicicletas, como número de série, marca e cor, no Governo Digital, plataforma do Estado que reúne mais de 200 serviços públicos. O projeto Minha Bike Segura foi lançado pela governadora Cida Borghetti neste domingo (11), em Curitiba, e vai ajudar a coibir furtos e roubos de bicicletas.

No evento de lançamento, no Palácio Iguaçu, os ciclistas puderam se cadastrar no Governo Digital e registrar suas bicicletas no site. “Essa nova funcionalidade vai facilitar a localização e a resolução de casos de furtos de bicicleta em todo o Estado do Paraná”, disse Cida. “O ciclista vai poder colocar na plataforma, além do número de série e da cor, informações sobre a nota fiscal e até fotos do veículo”, afirmou a governadora.

Nesse primeiro momento, a funcionalidade tem como objetivo formar um banco de dados com informações sobre as bicicletas do Estado, algo que ainda não existia. Em uma próxima etapa, a polícia terá acesso a essas informações, o que dará mais condições de encontrar uma bike roubada.

“A ideia do projeto é trazer mais segurança para quem pedala. Com o cadastro da bicicleta, a Delegacia de Furtos e Roubos pode consultar o banco de dados do Governo Digital e localizar o proprietário”, explicou o coordenador do programa, Marco Aurélio Barbosa.

A governadora Cida Borghetti lançou neste domingo (11), no Palácio Iguaçu, o Minha Bike, um banco de dados que permite que os ciclistas registrem o número de série e outras informações de suas bicicletas no Governo Digital, portal de serviços do Governo do Estado – Foto: Jaelson Lucas / ANPr

Ampliação – O Governo do Estado estuda, ainda, utilizar o banco de dados da Secretaria de Estado da Fazenda para que a cada compra de uma nova bicicleta o proprietário receba um aviso por SMS e faça automaticamente o cadastro no Governo Digital. Outra proposta é criar bancos de dados para cadastrar outros objetos, como celulares, para também coibir os furtos e roubos.

A Delegacia de Furtos e Roubos, em Curitiba, atende diariamente ciclistas que tiveram seu veículo furtado ou roubado, afirmou o delegado-adjunto Emmanoel David. “É muito difícil em uma investigação saber o destino dessa bicicleta. Com esse sistema, os policiais podem fazer essa verificação. Na abordagem dos receptadores, será possível confirmar pelo número de série se a bicicleta é ou não roubada”, explicou.

Aprovação – Todos os domingos o grupo Penélopes do Pedal Cajuru, formado exclusivamente por mulheres, pedala pelas ciclovias da capital. As participantes, grande parte mulheres que estão aprendendo a andar de bicicleta, vieram ao Palácio Iguaçu para registrar suas bikes.

“É um pedal para iniciantes, por isso pedalamos sempre com muita segurança, respeitando sinais, regras de trânsito e na velocidade da iniciante do dia”, contou a coordenadora Dolores Cristina. “As Penélopes já fizeram sua biometria para cadastrar a bike. Adoramos o projeto, se tivermos uma bicicleta roubada será mais fácil de ser encontrada”, disse.

O ciclista Saturnino da Cunha Filho tinha acabado de reformar sua bicicleta quando ela foi roubada no estacionamento de um supermercado. “Estacionei no bicicletário, passei a corrente e fui fazer minhas compras. Quando voltei só fiquei com a saudade da bicicleta, nunca mais vi”, contou. “Quando soube, vim correndo fazer o cadastro. Agora sei que vou ter segurança se porventura levarem ela”, disse.

Fonte: Governo do Paraná

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização