17 de setembro de 2024
Henrique Avancini - Foto: Divulgação / Cannondale

Henrique Avancini busca o tricampeonato no Brasil Ride

Campeão mundial se despede da temporada pedalando ao lado do alemão Manuel Fumic

Campeão mundial de Mountain Bike Maratona no mês passado, Henrique Avancini inicia neste domingo (21) a disputa da última prova da temporada. Ao lado do alemão Manuel Fumic, seu parceiro nas principais competições pela Cannondale Factory Racing mundo afora, Avancini vai em busca do tricampeonato da Brasil Ride, principal prova da modalidade nas Américas, título que ele já conquistou em 2013 e 2017.

“A Brasil Ride é o capítulo final de uma temporada histórica para mim e para o mountain bike brasileiro”, resume Avancini, atual número 2 do ranking da União Ciclística Internacional (UCI). “Volto como atual campeão e um dos poucos que já venceu duas vezes essa prova tão difícil. Nosso grande objetivo é consolidar uma boa performance e brigar pela vitória”, completa.

Avancini (direita) e Fumic – Foto: Divulgação / Cape Epic

A prova, considerada o Giro d’Italia do MTB mundial, oferece um desafio e tanto para os 540 atletas participantes do mundo inteiro. Durante sete dias, os inscritos na disputa têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída anualmente em Guaratinga. No último dia da competição, o sábado (27), mais 1.200 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

O ano de 2018 já é inesquecível para Henrique Avancini. Antes de conquistar o título mundial de Mountain Bike Maratona em Auronzo do Cadore, na Itália, ele foi 4º lugar no Campeonato Mundial de Mountain Bike de Cross-Country Olímpico (XCO) na Suíça. Na Copa do Mundo de XCO, a regularidade foi a marca do ciclista de Petrópolis (RJ), único a pedalar entre os top 20 em todas as 13 etapas. Ele conquistou cinco pódios e ainda venceu a prova de short track em Andorra. 

No geral, acabou na 4ª colocação e foi campeão por equipes com a Cannondale Factory Racing. Ao lado do próprio Fumic, Avancini foi terceiro na Cape Epic, maior prova de ultramaratona de MTB no mundo, disputada na África do Sul, em março. Em solo brasileiro, Avancini também deixou sua marca nas duas provas mais importantes disputadas no País. Em abril venceu a tradicional etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike e, em julho, voltou a ganhar o Campeonato Brasileiro.

Além de Henrique Avancini, outros destaques na briga pelo pódio na categoria Elite são Viviane Favery e Marcella Toldi, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann e Hugo Prado Neto com Roel Paulissen, todos atletas da equipe Cannondale.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização