25 de fevereiro de 2024

Uso de retrovisor apropriado para bikes aumenta a segurança do ciclista

Conheça três eficientes, leves e baratos modelos de espelhos retrovisores para bicicletas da marca francesa Zéfal

Pedalar pelas ruas e avenidas das grandes cidades exige atenção redobrada. Além de iluminação apropriada, roupas de cores vistosas e buzinas ou apitos, o uso de espelhos retrovisores aumenta a segurança do ciclista e evitam acidentes.

O fabricante francês Zéfal – pioneiro na fabricação de acessórios para bicicletas e ciclismo – possui uma linha completa de espelhos retrovisores específicos para uso em pedaladas. Confira alguns modelos, disponibilizados no Brasil através da Isapa, distribuidora oficial da marca no país:

Spin

Projetado para ser acoplado nas extremidades do guidão da bicicleta, o retrovisor Zéfal Spin é leve (45 gramas), totalmente ajustável e, quando não está sendo utilizado, pode ser facilmente dobrado para dentro, mantendo-se protegido.

Compatível com guidões de diâmetro interno entre 16 mm a 22 mm, o Spin pode ser montado tanto do lado esquerdo quanto o direito da bike e seu espelho convexo é construído em ABS inquebrável.

De acordo com a Isapa, o preço sugerido ao consumidor para o retrovisor Zéfal Spin é de 109 reais.

Spy

Retrovisor mais versátil da marca francesa, o Zéfal Spy pode ser acoplado à bicicleta facilmente sem o auxílio de ferramentas, graças a sua tira de silicone ajustável a larguras entre 22 e 60mm.

Seu espelho, de 15 cm², é construído em plástico ABS inquebrável e possui curvatura convexa, de forma a disponibilizar o máximo de informações visuais que ocorrem por trás do ciclista.

Com o peso de apenas 25 gramas, o Zéfal Spy pode ser utilizado tanto em bicicletas de estrada quanto MTBs, e pode ser adquirido ao preço médio de 99 reais.

Z Eye

O grande diferencial deste produto é que o retrovisor fica fixado diretamente no capacete do ciclista e não na bike, como normalmente ocorre neste tipo de acessório.

Compatível com qualquer modelo de capacete, o Z Eye é extremamente leve (20 gramas) e não interfere com os movimentos do ciclista.

Construído em ABS inquebrável – que não oferece risco ao ciclista em caso de queda -, o Z Eye conta com um espelho convexo de 10 cm², posicionado a frente do ciclista através de uma haste plástica regulável, com ajustes rotacionais e longitudinais. 

A fixação ao capacete é realizada com o auxílio de tiras de velcro, que possibilitam sua rápida montagem e desmontagem.

O preço ao consumidor do espelho retrovisor Zéfal Z Eye é de R$ 89,90.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização