8 de setembro de 2024
Área da Expo no Shimano Fest - Foto: Filipe Mota / FS Fotografia

Shimano Fest confirma principais marcas e atrações de sua nona edição

Confira tudo o que vai acontecer na temporada 2018 do maior festival de bike da América Latina

Em tempos de conscientização sobre o uso da bicicleta como alternativa saudável e solução sustentável para o transporte urbano e consequente aumento da malha cicloviária em grandes centros, o Shimano Fest também cresce. Marcado para os dias 14, 15 e 16 de setembro, o maior festival de bike latino-americano chega a nona edição e, mais uma vez, tem como foco principal a interatividade entre as marcas e o público, valorizando a experiência de seus visitantes e oferecer entretenimento gratuito para a família. Em 2018, a grande novidade será a realização de forma inédita no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Bike Competition – Foto: Silmara Araújo / FS Fotografia

A expectativa com o Festival da Bicicleta no novo espaço, após três anos no Jockey Club de São Paulo, é de receber amantes da bike não só da capital paulista, mas de diferentes partes do Brasil. Os 30 mil visitantes esperados ao longo dos três dias poderão conferir lançamentos e novidades das 190 marcas confirmadas. A Arena Expo do Shimano Fest receberá empresas como Caloi, Cannondale, Oggi, Sense, Soul Cycles, Corratec, Groove, Audax, Nathor, GTSM1, Vicinitech, entre outras. Algumas das distribuidoras de peças e equipamentos para bicicleta confirmadas são: Isapa, LM, Ciclo Cairu, e BCD (Blue Cycle Distribuidora). 

Acessórios esportivos e componentes para prática de ciclismo entre outros esportes também integram a lista de expositores do Shimano Fest, com empresas como Gantech Gancheiras, Vzan, Token, Thule, Northpak, Kalf, entre outras. As principais marcas de vestimenta, como ASW, Penks, La Maglia e Refactor também estão confirmadas. GPS e tecnologias, como a Smart Pow, empresas de serviços, como MySafeSport, e outras em geral do mercado e também lojas, como Planck Sports (Spratly Brands), GTW, Scatt Bikes, DK Bikes complementam a lista. 

Entre as melhorias em relação ao ano anterior estão os 5 mil m² de área coberta, garantindo maior conforto, tanto para expositores como para lojistas e o público, e um bicicletário maior. “Este ano vamos oferecer maior conforto para todos, expositores, lojistas e visitantes. Assim, aumentamos de 2.500 m², em 2017, para 5.000 m² de área coberta esse ano. Portanto, não teremos nenhum expositor ou loja fora dessa cobertura”, destaca Paulo Boldrin, da área de marketing da Shimano e coordenador do Shimano Fest.

Show de Taiko – Foto: Filipe Mota / FS Fotografia

Formato mantido – Repetindo a fórmula de sucesso dos três anos no Jockey Club, o Shimano Fest 2018 será dividido por arenas, que dão o tom do evento gratuito. No primeiro dia (14/09) o foco está voltado para os profissionais do mercado, enquanto sábado e domingo (15/09 e 16/09) são dias de Festival para famílias e amigos, com diversas atrações. A organização pede a doação de 1kg de alimento não perecível para entidades assistenciais.

Além da Expo, que terá todas as novidades do setor, as demais áreas são: as arenas Kids ‘By Caloi’, a Radical (oferecimento GT Bikes), a Competition, o Bike Show, o Espaço Mulher, o Test-Ride, o Bike Mobility, além da Praça de Alimentação e o Bicicletário, também gratuito e com espaço ainda maior, convidando mais pessoas a irem de bike ao evento.

Área do Test-Ride – Foto: Luciano Milano / FS Fotografia

Test-ride cresce – Sucesso em 2017, o test-ride utilizará a passarela que atravessa a avenida que divide os dois lados do Memorial da América Latina, permitindo que o público teste as bicicletas elétricas em subida. A pista passa também por trecho com terra e árvores com raízes expostas e coqueiros. Parte da estrutura para o test-ride também servirá para a pista de competição de MTB Short Track, que reunirá alguns dos melhores ciclistas brasileiros no Bike Competition.

Bike Kids – Foto: Cris Alves / FS Fotografia

Criançada à vontade – Na Arena Kids, que conta com o apoio da SP Hawks, estão confirmados as atrações: Tira Rodinha, onde a criançada dá suas primeiras pedaladas sem as rodinhas; o Pump Track, pista com rampas e elevações; Desafio Balance Bike, com um pequeno circuito com obstáculos; Desafio Shimano Sem Corrente, em que as bikes dessa disputa não possuem corrente, ou seja, não podendo pedalar nem tocar os pés no chão, ganha quem chegar na frente. Tudo isso aberto ao público do evento e com as inscrições para os desafios sendo realizadas diretamente na Arena Kids.

Bike Mobility – Foto: Cris Alves / FS Fotografia

Bike Mobility – Esse ano a área de mobilidade e sustentabilidade do Shimano Fest vai apresentar, além de palestras e debates, uma mostra de projetos de Mobilidade por Bicicleta. Os projetos selecionados para apresentação no sábado, ganharão automaticamente mentoria, ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste em uma pessoa com maior expertise e conhecimento ajudar outra menos experiente – oferecida pelo Eureka Coworking durante seis meses. A CET SP também estará presente para interagir com o público e apresentar o projeto do novo plano cicloviário para São Paulo.

Bike Show – Foto: Felipe Mota / FS Fotografia

Bike Show – Rock’n Roll e boa música combinam com bike e, esse ano, não faltará atração. As seguintes bandas vão animar os visitantes nos dois dias de festival: no sábado (15), tocam as bandas de pop rock, 53×11 (covers de Red Hot Chilli Peppers, Greenday, Stone Temple Pilots etc) e Remove Silence (banda do Danilo Carpigiani, marido da DJ Luka Salomão). No domingo (16) é a vez de Amoradia do Som (vencedora do festival de música “Groove – Sons da Paulista” em 2017) e Sinfonia Rock (covers de hard rock) tocarem para o público do Shimano Fest. Presença obrigatória no Shimano Fest, a apresentação do tradicional Taiko, com os tambores japoneses, também está confirmada.

Bike Radical – Foto: Filipe Mota / FS Fotografia

Radicalidade – No Bike Radical, as tradicionais atrações serão as manobras e saltos radicais do BMX Dirt Jump com apresentação do fera Leandro Moreira, o “Overall”; o BMX Flatland, prática realizada no plano no qual manobras e criatividade na bike são o destaque; e o Bike Trial, modalidade em que o importante é a habilidade para transpor todo tipo de obstáculo, sem sair de cima da bike e sem colocar os pés no chão: troncos, pallets, escadas, rampas, andaimes. 

Curso de mecânica no Espaço Mulher – Foto: Cris Alves / FS Fotografia

Espaço para elas – O Espaço Mulher, sucesso nos últimos anos já que o ciclismo feminino cresce absurdamente, terá diversas atrações como a participação da Equipe de Ciclismo LuluFive, ciclo de palestras, oficina mecânica para mulheres, massagem, pilates, entre outras ativações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização