9 de maio de 2024
Foto: Cesar Brustolin / SMCS

Curitiba testa nova ciclovia com piso gerador de energia elétrica

Com tecnologia japonesa, piso capta as vibrações emitidas pelas bicicletas e pedestres e as converte em energia suficiente para iluminar sinais ao longo do trajeto

Começou a ser testada neste último fim de semana em Curitiba (PR) uma ciclovia especial, cujo pavimento conta com um dispositivo especial que gera energia elétrica.

Oriunda do Japão, a tecnologia empregada faz com que a vibração emitida pelo andar das bicicletas e pedestres gere energia suficiente para iluminar sinais ao longo do trajeto, que são usados para alertar sobre a passagem de ciclistas e ajudar quem está se locomovendo a pé. O equipamento também permite a contagem do tráfego das pistas.

Foto: Cesar Brustolin / SMCS

Instalado na ciclovia sobre a ponte do Rio Belém, perto do Palácio 29 de Março, no Centro Cívico, em Curitiba, a ciclovia encontra-se em fase de testes e utiliza uma tecnologia da empresa japonesa Soundpower que foi oferecida à Prefeitura de Curitiba sem custo por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

“Esses caminhos que se acendem por si, com a energia do pedalar e do passo humano, são um novo parâmetro que chega em Curitiba junto com as comemorações da imigração japonesa”, disse o prefeito da cidade, Rafael Greca.

“Agradecemos à Jica e espero que um dia possamos ter esses dispositivos em todos os trechos de ciclovias da cidade. É o futuro chegando”, completa.

Piso gerador de energia em testes irá sinalizar ciclovia e pista para pedestres, no Centro Cívico – Foto: Cesar Brustolin / SMCS

A ideia foi programada em outubro de 2017, durante uma visita de representantes da Jica e da Soundpower à Prefeitura. Na ocasião, Greca autorizou os testes – cujos resultados serão analisados. Durante a visita, Greca conversou com o CEO da Soundpower, Kohei Hayamizu, e com o consultor técnico da empresa no Brasil, Oscar Yamawaki, já a respeito de possíveis ampliações e melhorias no projeto.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização