29 de fevereiro de 2024

Empresa alemã desenvolve o primeiro pneu sem ar para bicicletas totalmente impresso em 3D

Produzidos em filamento especial de poliuretano, novos pneus BigRep são resistentes a furos e podem ser montados em rodas comuns, sem a necessidade de cola ou grampos especiais para fixação

Uma startup baseada em Berlin, Alemanha, pretende solucionar um dos principais problemas enfrentados por ciclistas, os pneus furados ou murchos, com um novo modelo que dispensa ser preenchido com ar comprimido.

Desenvolvido tendo como matéria prima um filamento especial de termoplástico poliuretano denominado Pro FLEX, os pneus BigRep são os primeiros do mundo a serem produzidos totalmente a partir de uma impressora 3D, resultando em uma estrutura treliçada em forma de colmeia, que absorve os impactos do terreno sem a necessidade de ar em seu interior.

O padrão do design e a densidade do pneu pode ser customizado durante seu processo de impressão, de forma poder adaptar-se aos diferentes modelos de bicicleta e suas respectivas condições de uso, como uso urbano, mountain biking e ciclismo de estrada.

Ainda em fase de protótipos, os pneus BigRep ainda não tem prazo para serem comercializados nas lojas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização