29 de fevereiro de 2024

Novo sistema de transmissão por correia dentada pode ser instalado em bicicletas comuns

Composto por uma correia ajustável, uma cremalheira, uma coroa especial e um tensionador, kit de conversão Veer Split Belt M1 pode ser instalado em qualquer quadro de bicicleta equipado com gancheira para câmbio

Tendência crescente no mercado de bicicletas urbanas, o uso de correias dentadas no lugar das tradicionais correntes de transmissão apresenta uma série de vantagens como maior durabilidade, menor ruído e manutenção, além de dispensar o uso de lubrificantes. Por outro lado, transmissões por correia dentada quase sempre necessitam de quadros desenvolvidos especialmente para suas especificações, o que inviabiliza sua instalação em bikes não projetadas para seu uso.

A solução encontrada pela Veer, uma pequena empresa localizada no condado de Marin, no estado norte-americano da Califórnia, foi desenvolver um kit de conversão que inclui uma engenhosa correia dentada que pode ser cortada no tamanho necessário e remendada por meio de rebites especiais.

Composto por uma correia dentada customizável, uma coroa especial, uma cremalheira e um tensionador, o kit Split Belt M1 pode ser instalado em qualquer bicicletas com quadro que possua gancheira de câmbio.

Funcionamento – A coroa da Veer pode ser instalada em qualquer pedivela que utiliza o padrão de cinco parafusos BCD 130. Uma outra versão do kit com mais opções de montagem será lançada no segundo semestre deste ano.

O componente possui 66 dentes – equivalente a uma coroa comum de 42 dentes em transmissões por corrente -, e é construída em liga de alumínio 7075, com buchas e parafusos de fixação em titânio.

A cremalheira que substitui o cassete possui 24 dentes (equivalente a um pinhão de cassete de 15 dentes) e é compatível com freehubs no padrão Shimano. Um simples, mas eficiente sistema de ajuste por parafuso permite alinhar facilmente a cremalheira ao longo dos chanfros do freehub sem a necessidade de se utilizar espaçadores.

Uma vez instalados os componentes acima, basta ao mecânico medir o tamanho correto da correia dentada, cortar o excesso e remendá-la por meio de 20 rebites especiais, com o auxílio de uma ferramenta especial, incusa no kit.

A instalação do sistema é finalizada com o tensionador de correia, composto por uma polia ajustável por meio de parafusos e cuja função é manter a correia corretamente esticada.

Compatibilidade – O kit Veer Split Belt M1 é compatível com câmbios internos das marcas mais conhecidas no mercado, além de poder ser utilizado em bicicletas single-speed. Para isto, basta que o quadro possua gancheira de câmbio, onde será instalado o tensionador da correia. Bara bicicletas do tipo full-suspension, o fabricante sugere utilizar uma medida de correia 1,5cm maior.

Disponibilidade e preços – Atualmente a Veer comercializa diretamente em seu website seu kit de conversão Split Belt M1, ao preço de 349 dólares, mais despesas de taxas e frete.

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