3 de outubro de 2024
Foto: Thiago Lemos / CIMTB

Estreia de Desafio Audax Cyclocross/Gravel premiará campeão com bicicleta

Marca patrocinadora irá disponibilizar dez bicicletas e inscrições através de sorteio feito nas redes sociais. Largada será no sábado (14)

A etapa de Araxá que abre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) já existe há 15 anos, mas o que não falta é oportunidade para inovar. E desta vez a temporada começa com uma modalidade que é um ‘parente’ próximo do mountain bike, o Cyclocross/Gravel (CX). O Desafio Audax Cyclocross/Gravel tem como objetivo fomentar a modalidade, e por isso, a Audax irá disponibilizar dez bicicletas CX, com as respectivas inscrições para a competição e também presentear o ganhador da prova com uma Audax CX. A largada do Desafio Audax Cyclocross/Gravel será às 19h no sábado (14). A etapa de Araxá acontece entre os dias 13 e 15 de abril e esta é a última semana para você se inscrever. Acesse aqui

Bicicleta Audax CX – Foto: Divulgação

A modalidade CX surgiu na Europa para manter os atletas em forma e aquecidos no inverno e chega à CIMTB Levorin para deixar a competição mais eletrizante. As bikes vão percorrer o percurso curto, com trechos feitos especialmente para as bikes de CX, e terá que manter a velocidade e o equilíbrio por entre o cascalho, galhos, terra e lama. Tudo isso adicionado a um fator importante, o Desafio Audax Cyclocross/Gravel acontece a noite com pista iluminada, porém o uso de farol nas bikes é obrigatório. Serão 15 minutos, mais uma volta para que os atletas concluam a prova.

De acordo com o gerente de marketing da Audax, Paulo Rubens, o objetivo da ação é promover o XC no Brasil. “A Audax em conjunto com a CIMTB está fazendo esta ação para promover a modalidade de Cyclocross/Gravel no Brasil. Serão fornecidas inscrições gratuitas e dez bicicletas emprestadas para que alguns atletas, que serão sorteados através de nossas redes sociais, possam participar dessa disputa. Nessa prova, a Audax também vai presentear o primeiro colocado com uma Cyclocross novinha. Agradecemos toda a organização da CIMTB por essa parceria”, afirmou o gerente de marketing.

O organizador do evento, Rogério Bernardes contou que a modalidade já é uma tendência. “As bikes de Ciclocross e Gravel já estão marcando presença no mercado brasileiro e muitos amantes do ciclismo estão encarando este novo desafio. Em várias partes do mundo elas são uma realidade e possuem grande expressão. Apesar de não termos neve no Brasil acredito que este mercado vai crescer bastante pois já temos muitas opções e nas etapas da CIMTB Levorin várias marcas terão bikes de teste para os interessados em conhecer um pouco mais”, afirmou.

Apaixonado por CX – Quem já se inscreveu no Desafio Audax Cyclocross/Gravel foi o atleta Rodolfo de Morais Araújo que irá participar pela terceira vez de uma prova de CX. De acordo com ele, a corrida de CX se define em uma palavra: transições. “Montado e desmontado na bicicleta, transpondo barreiras naturais ou artificiais, subindo e descendo pequenos morros, alternando piso de terra, lama, areia e pavimento, sprintando após remontar na bicicleta. O próprio desenho do circuito enfatiza esses aspectos. O atleta de CX deve estar preparado para esses desafios: pedalar forte quando estiver pedalando; possuir técnica de pilotagem para vencer obstáculos montado na bicicleta; habilidade para desmontar da bicicleta em movimento, transpor algum obstáculo e remontar na bicicleta enquanto corre. É uma modalidade que exige tanto dos ciclistas que vários campeões de CX fizeram e fazem muito sucesso no ciclismo de estrada e MTB”, comentou.

O atleta escolheu correr esta modalidade em Araxá, pois quer que o CX se torne popular no Brasil, assim como já acontece em países da Europa e nos Estados Unidos. “Escolhi o CX para tentar fomentar uma modalidade do ciclismo que ainda é incipiente no Brasil, mas que se mostra extremamente popular na Europa e nos EUA. Em determinados eventos vários milhares de pessoas se juntam apenas para assistir ao evento enquanto os ciclistas se esforçam em circuitos cheios de lama, areia e dificuldades”, finalizou.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização