Ciclista brasileira brigava pelo Top 10 quando teve um pneu furado na terceira volta
Raiza Goulão cravou mais uma vez seu nome na história do ciclismo brasileiro ao conquistar a 14ª colocação no Campeonato Mundial de Mountain Bike XCO, realizado em Cairs, na Austrália. O percurso muito técnico e diversificado foi uma das principais dificuldades encontradas pelos competidores presentes no evento.A prova da categoria Elite Feminina aconteceu nesta sexta-feira (8) com largada às 23h, pelo horário de Brasília. Já nos primeiros metros a corrida, que contou com seis voltas, ficou bastante acirrada pela disputa das primeiras posições. A brasileira Raiza Goulão acabou não realizando uma boa largada, mas aos poucos foi ganhando posições e fechou a primeira volta na 23ª colocação.
“Infelizmente não fiz uma boa largada, esse é um ponto que preciso melhorar. Apesar de ter treinado muito essa característica ainda preciso aperfeiçoar alguns detalhes para evitar perder posições na primeira volta. Mas conseguir manter a cabeça focada e depois de pedalar alguns quilômetros já comecei a me sentir melhor, notando o rendimento voltar de forma natural”, destacou a brasileira.
Quando Raiza já brigava pelo Top10 e tudo parecia estar correspondendo da melhor maneira, um pneu furado na terceira volta acabou dificultando ainda mais a corrida da brasileira que precisou parar, trocar a roda, e voltar para realizar uma incrível prova de recuperação.
Nas últimas três voltas, Raiza pedalou sem erros para recuperar o tempo perdido e completar o percurso em 1h33min19s, conquistando a 14ª colocação. O primeiro lugar ficou com a suíça Jolanda Neff (1h27min17), seguida pela britânica Annie Last (1h29min40) e a francesa Pauline Ferrand (1h30min21).
“Apesar dos desafios estou muito feliz pelo resultado alcançado. Seria incrível brigar pelo Top 10 até o final da corrida, mas imprevistos acontecem e servem para nos fortalecer cada vez mais. Quero muito agradecer a confederação pela oportunidade, ao técnico da Seleção Carlos Polazzo, todos os companheiros da equipe brasileira que ajudaram muito nos treinos e minha equipe Primaflor Mondraker”, declarou Raiza.
Com o resultado alcançado, Raiza Goulão também conquistou pontos importantes no ranking mundial, onde atualmente ocupa a 15ª colocação com 1145 pontos. A atleta agora retorna para o Brasil onde irá finalizar sua temporada competindo algumas provas do calendário CBC/UCI.