10 de setembro de 2024
Foto: Comte de Barros

Ciclovia da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está na fase de terraplanagem

Obras iniciadas em 17 de maio, que preveem a construção de três faixas de ciclovia – nas marginais e no canteiro central da via -, deverão seguir até o fim deste ano

Uma demanda antiga da população começa a se tornar realidade. A construção da ciclovia de 25,7 quilômetros ao longo da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está na fase de terraplanagem. As intervenções se iniciaram em 17 de maio, e a previsão é que a estrutura fique pronta até o fim do ano.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitou o local na manhã desta sexta-feira (9). “É uma obra histórica, que vai modernizar Brasília”, disse. “Em toda a área da EPTG, teremos pelo menos duas ciclovias em sentido contrário, e isso certamente vai contribuir muito para a qualidade de vida e a segurança de quem vai se deslocar do trabalho para casa e de quem usa a ciclovia como lazer”.

Foto: Comte de Barros

Rollemberg falou ainda que lançará, em breve, um plano cicloviário para fazer a ligação das ciclovias de todas as regiões administrativas. “Iniciamos agora com um tronco muito importante do DF, que é esta ligação entre o Plano Piloto e Taguatinga”.

Serão três faixas de ciclovia, nas marginais e no canteiro central da via. A obra foi orçada inicialmente em R$ 11.789.414,27, mas foi contratada pelo valor de R$ 8.213.684,92 pela concorrência pelo menor preço.

Foto: Comte de Barros

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Henrique Luduvice, acredita que a construção de ciclovias é uma maneira eficiente de estimular o transporte não motorizado. “Queremos dar condições para que todos tenham seu espaço, com a garantia dos princípios da paz e da cidadania no trânsito”. O secretário das Cidades, Marcos Dantas, também acompanhou o governador na manhã de hoje.

A construção da ciclovia da EPTG faz parte de um conjunto de 12 obras em todo o DF para melhorar a mobilidade urbana na capital do País. De acordo com o governo de Brasília, o objetivo é dar maior fluidez ao trânsito, melhorar a qualidade do asfalto, proporcionar segurança na travessia de pedestres e aumentar a oferta para o tráfego de bicicletas.

Foto: Comte de Barros

Também fazem parte desse pacote de intervenções o Trevo de Triagem Norte, a Ligação Torto-Colorado e a passarela Nova Colina (em Sobradinho). Além disso, serão construídas outras duas ciclovias, na DF-290 (entre o Gama e a BR-040) e no Lago Oeste.

Fonte: Agência Brasília

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização