Trilha com 44km de extensão será inaugurada neste sábado, às 9h, na Floresta Nacional (Flona), dentro das comemorações de seus 18 anos de aniversário
A Floresta Nacional de Brasília (Flona) inaugura neste sábado (10), às 9h, a maior trilha de mountain bike localizada no interior de uma unidade de conservação (UC) do País. O percurso, circular, possui 44 quilômetros de extensão totalmente sinalizados, com diferentes níveis de dificuldades. A trilha oferece ainda opções de circuitos menores de 30, 20, 10 e 5 quilômetros, podendo ser utilizada por pessoas de todas as idades e condicionamento físico.“Com a nova trilha, a Flona, que fica em área vizinha ao Parque Nacional e já é muito frequentada por ciclistas da cidade, irá se transformar, certamente, no templo do montain bike candango”, diz o chefe da Flona, Robson Rodrigues, ao lembrar que, pelo fato de estar localizada no interior de uma unidade de conservação da natureza, a trilha proporciona toda a segurança ao ciclista.
A trilha funcionará, gratuitamente, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados em que a Floresta Nacional estiver aberta à visitação, tornando-se uma opção de lazer para todos os brasilienses que utilizam a bicicleta como prática esportiva. O local deverá abrigar, também, provas de MTB para amadores e profissionais, organizadas por empresas e associações de ciclistas parceiras da gestão da Flona.
Passeio monitorado via satélite – Para facilitar o uso das trilhas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),gestor da Floresta Nacional de Brasília, vai disponibilizar no seu site arquivo com o mapa georreferenciado da Flona (clique aqui para ter acesso) que pode ser baixado no celular por meio do aplicativo PDF Maps. Com ele, o usuário poderá acompanhar em tempo real, via satélite, o seu deslocamento na trilha, identificar a sua posição exata, calcular distâncias e fazer mudanças de percurso com toda a precisão.
Baixe aqui o tracklog da nova trilha:
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Nova_Flona.gpx”]A trilha foi construída e sinalizada pelos servidores da Floresta Nacional de Brasília com o apoio do trabalho voluntário de dezenas de integrantes de clubes de ciclismo da cidade. A inauguração faz parte das atividades de comemoração do aniversário de 18 anos da Flona e dos 10 anos do ICMBio, além de integrar as festividades da Semana do Meio Ambiente.
Além da inauguração da trilha, haverá atividades durante todo o dia, como passeio para observação de aves, cavalgada no novo circuito de trilhas equestres e, a partir das 19h, caminhada à luz da lua cheia, com o Grupo de Caminhada de Brasília.
Confira as atividades no cronograma abaixo:
Serviço
18º Aniversário da Floresta Nacional de Brasília
Dia 10 (sábado)
- 7:00 – Passeio para observação de aves, com Jonatas Rocha;
- 8:00 – Hino Nacional;
- 8:40 – Solenidade de Abertura;
- 8:50 – Oficialização do Programa do Voluntariado;
- 9:00 – Passeio na nova trilha sinalizada para mountain bike. Opções de 5, 10, 20, 30 e 46km com diversos grupos do DF;
- 19:30 – Caminhada à luz da lua cheia, junto ao Grupo de Caminhadas de Brasília
Maiores informações: 61 3355-5517 / 5940
Localização
A Floresta Nacional de Brasília está localizada próximo do Parque Nacional de Brasília, às margens das Rodovias BR-070 e DF-001 (Estrada Parque Contorno (EPCT).
O que é a Flona?
Criada por meio de decreto presidencial e por iniciativa da luta da ONG Funatura, a Unidade de Conservação Federal Floresta Nacional de Brasília – Flona possui uma área de 9.336,14 hectares, dividida em quatro glebas descontínuas e quatro partes do Cerrado preservadas, localizadas na RA de Taguatinga e as outras duas na RA de Brazlândia.
Sua área serve de proteção para dois mananciais importantíssimos para a cidade: O Descoberto e Santa Maria/Torto. O Rio Descoberto é responsável por 65% do abastecimento de água potável do DF, são eles o córrego Bucanhão e o Capão da Onça.
A Flona tem como objetivo o reflorestamento, lazer e sustentabilidade, educação ambiental e proteção do entorno do Parque Nacional de Brasília. O local é palco de vários eventos de mountain bike da cidade.
Além de ser uma área de proteção ambiental, a Flona é também parte integrante dos mananciais de água que abastecem Brasília. Portanto, é obrigação de todos os frequentadores se conscientizar sobre a importância da disciplina de preservação e proteção ambiental em sua área. No interior da Flona é proibido utilizar as áreas virgens, portanto, as pedaladas devem restringir-se aos caminhos já demarcados.
Com informações do ICMBio