Startup francesa desenvolve novo tipo de lente que escurece e altera sua cor em tempo recorde, sem a necessidade de baterias
Desenvolvidas em 1996, as lentes fotocromáticas – que escurecem na presença de raios UV – são excelentes para práticas ao ar livre. Entretanto, em situações onde há uma abrupta variação nas condições de luminosidade, como na saída de um túnel, por exemplo, a alteração na sua densidade pode não ocorrer na velocidade ideal.Uma pequena empresa startup francesa resolveu o problema com a criação de uma nova tecnologia ótica que permite a alteração do nível de densidade de suas lentes em menos de 0.1 segundos. entretanto, para evitar um possível efeito estroboscópico que possa afetar a saúde ocular de seus usuário, a mudança foi reduzida para 0.8 segundos, marca ainda assim impressionante.
Batizada de Juci-e, a nova tecnologia empregada nos óculos Spic-e T utilizam uma lente de policarbonato moldada em ‘sanduíche’ com uma película eletrocromática que escurece ou clareia conforme as instruções enviadas a ela por um sensor de luminosidade localizado na ponte nasal dos óculos, alterando a cor e a densidade das lentes, passando de uma tonalidade ligeiramente amarelada para um marrom-escuro, que os desenvolvedores afirmam aumentar o contraste em áreas de altas luzes.
Ao contrário das lentes fotocromáticas comuns, a tecnologia ótica Juci-e é sensível a todas as cores do espectro luminoso e não apenas aos raios UVe não é afetada por condições climáticas como calor ou frio.
Embora a tecnologia de alteração rápida de densidade não seja novidade – a marca alemã Uvex lançou em 2015 seus óculos Variotronic que alteram sua cor em menos de 0.1 segundo -, o grande diferencial da tecnologia Juic-e é a não necessidade de se utilizar quaisquer fontes de energia como baterias para estimular sua película eletrocromática, que é realizada de forma automática, sem a necessidade de se acionar algum tipo de botão.
Preço e disponibilidade – Para viabilizar sua produção em escala industrial, a startup Juci-e está promovendo uma campanha de financiamento coletivo através do site de crowdfunding Kickstarter, onde um exemplar dos óculos Spic-e T poderão ser adquiridos em regime de pré-venda ao preço de 390 euros.