19 de maio de 2024

Empresas brasileiras se unem para produzir bicicletas com quadros de plástico reciclado

Resinas de polietileno reciclado a partir de garrafas pet são utilizadas na fabricação de 132 mil novas bicicletas no Brasil

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Muzzicycles, fabricante brasileira de bicicletas, são parceiras para a promoção da reciclagem e para transformação do plástico por meio do Wecycle. Ao integrar a plataforma, a Muzzicycles passa a receber resinas de polietileno de cooperativas de reciclagem apoiadas e verificadas pela Wecycle e também inseridas no programa Ser+Realizador, que colabora com a gestão de cooperativas em 11 estados brasileiros, com incentivos da Braskem.

Atualmente, a Muzzicycles tem a capacidade de produzir 132mil quadros de bicicleta ao ano, que representariam a reciclagem de 150 toneladas de resíduos plásticos, evitando que o material fosse descartado em aterros sanitários. Cada quadro contém cerca de três quilos de plástico, sendo 30% deles reciclado. A mistura entre polímero virgem e reciclado é necessária para garantir o bom desempenho mecânico da bicicleta. 

Entre as vantagens dos quadros de plástico, estão a resistência e a absorção de impacto – características do polietileno – e a garantia vitalícia para uso. Após a coleta, reciclagem e transformação do plástico, com apoio da Braskem, as bicicletas são montadas e comercializadas em diversas cores. 

“Inserir o plástico reciclado como matéria-prima de bicicletas é mais uma demonstração da diversidade de aplicações desse material e um incentivo para práticas e atitudes mais sustentáveis e criativas em diversos setores produtivos”, afirma André Leonel Leal, da Braskem.

Wecycle – A plataforma Wecycle foi criada com o objetivo de fomentar negócios e iniciativas para a valorização de resíduos plásticos, reforçando o compromisso da Braskem com a cadeia do plástico no Brasil. Tem como foco o desenvolvimento de produtos com conteúdo reciclado pós-consumo com maior confiabilidade sobre a fonte de matéria prima, a qualidade e confiabilidade técnica e o compromisso ambiental e social da cadeia envolvida.

Sobre a Braskem – A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 55 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem exporta para Clientes em aproximadamente 100 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização