26 de maio de 2024

Campagnolo adiciona novo perfil na superfície de frenagem de suas rodas de carbono

Nova tecnologia AC3 proporciona maior poder de frenagem, mesmo durante situações de chuva. Novo recurso estará presente nas rodas de estrada Bora 35, Bora 50 e Bora Ultra TT

Mesmo com o lançamento de seu primeiro freio a disco, a Campagnolo não abre mão de aprimorar cada vez mais a performance de seus freios de aro para bicicletas de estrada. Para isto, a marca italiana criou um novo perfil na superfície de contato com as sapatas de freio, que promete aumentar o poder de frenagem da bike, mesmo sob condições de chuva.

Embora rodas de carbono para bikes de estrada sejam, via de regra, mais leves e mais rígidas que as rodas de alumínio, sua performance de frenagem em situações de chuva e sujeira degrada significativamente. Para evitar este tipo de problema, a Campanholo desenvolveu a nova tecnologia AC3 (All Conditions Carbon Control) consiste em uma superfície de desenho espiralado em baixo relevo, sobre a área da roda em contato direto com as sapatas que, de acordo com o fabricante, proporciona uma maior evacuação da água e de resíduos de sujeira que possam interferir no bom funcionamento dos freios, por meio de uma maior fricção.

Além da parte visível, a tecnologia AC3 conta também com alterações estruturais no aro das rodas, que passam a ter em sua superfície de frenagem um realinhamento das fibras de carbono em uma única direção, com o intuito de garantir uma maior rigidez para aguentar pressões maiores derivadas do acionamento das ferraduras de freio. Para isto, foi utilizada um novo tipo de resina desenvolvida pela engenharia da Campagnolo para não apenas suportar temperaturas mais altas, mas também dissipá-las de forma mais eficiente.

Segundo seus desenvolvedores, a tecnologia AC3 proporciona um aumento da performance nos freios de até 55% em relação a produtos similares encontrados no mercado.

Em um primeiro momento, a nova tecnologia será incorporada nos modelos de rodas de estrada Campagnolo Bora 35, 50o e Ultra TT.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização