23 de abril de 2024

Norte-americana Cane Creek entra no concorrido mercado de garfos de suspensão

Referência no mercado de amortecedores traseiros, fabricante de componentes para bicicletas apresenta o novo garfo Helm, que oferece alto índice de ajustabilidade e curso variável entre 140 a 170mm

O fabricante de componentes e acessórios para bicicletas Cane Creek anunciou hoje o lançamento de seu primeiro garfo de suspensão para mountan bikes. Com tecnologia herdada dos premiados amortecedores traseiros das linhas DB e C-Quent, o novo garfo Helm destina-se à prática do MTB Enduro e conta com um altíssimo índice de ajustabilidade e curso variável entre 140 a 170mm, o que a coloca entre os modelos mais versáteis de sua categoria.

Embora não tão conhecida no Brasil quanto suas concorrentes, tecnologia de amortecimento não é exatamente uma novidade para a Cane Creek, que nos anos 90 foi colaboradora da RockShox no desenvolvimento da versão original do garfo RS-1. De lá pra cá, a empresa tornou-se referencial na produção de caixas de direção e amortecedores traseiros de barril duplo para bicicletas full-suspension.

Com o peso total de 2.070 gramas, o garfo Helm possui canelas internas no incomum diâmetro de 35mm e trabalha com eixos de rodas de 155mm no padrão Boost, embora possa utilizar também eixos de 15 x 100 mediante o uso de espaçadores. Seu offset (ângulo de ataque do garfo em relação à caixa de direção) é de 44mm.

Disponibilizado no momento apenas para o formato de roda 27.5″, o novo garfo de suspensão da Cane Creek posui um visual sóbrio e elegante, na cor preto acetinado com grafismos na cor branca. Uma versão limitada de apenas 300 exemplares será oferecida em uma bela cor azul celeste, com grafismo em azul-claro, preto e laranja.

As canelas internas, revestidas de PTFE (Teflon), são na cor preta. Seguindo o padrão de cores dos amortecedores da marca, os botões de ajuste de compressão e retorno são em alumínio anodizado dourado, mesma cor utilizada na blocagem da roda.

Detalhe do crown da nova suspensão Helm, com entrada de ar (a esquerda) e controles de compressão à direita

Para garantir a rigidez estrutural do conjunto, foi utilizado um eixo de blocagem denominado D-Loc, com um design que reúne baixo peso a uma resistência excepcional às torções que usualmente as pernas dos garfos de suspensão são submetidos.

Este curioso sistema de blocagem conta com um exclusivo dial tensionador localizado próximo à sua alavanca. Para instalar a roda no quadro, basta inserir sua haste até uma trava localizada na perna oposta, conforme mostra o vídeo abaixo:

Ajustabilidade – Disposta a entrar com o pé direito no competitivo mercado de garfos de suspensão, a Cane Creek utilizou toda sua experiência no desenvolvimento na tecnologia de amortecimento para proporcionar à nova Helm um índice de ajustabilidade praticamente infinito.

Seu curso de amortecimento vem de fábrica com 160mm, mas pode ser alterado entre a faixa de 140 a 170mm (em intervalos de 10mm) mediante a adição ou remoção de espaçadores internos de alumínio, sem a necessidade de ter que desmontar o cartucho de ar.

O curso de amortecimento da Helm pode ser alterado mediante o uso de espaçadores de alumínio

Diferentemente da tecnologia de câmara pneumática única utilizada por suas concorrentes RockShox, Fox e SR Suntou, a Cane Creek equipou a Helm com câmaras de ar positiva e negativa de alto volume (ambas calibradas por uma única válvula), de forma permitir ao seu usuário ajustes finos de acordo com o tipo de terreno. Além disso, é possível alterar o volume interno da câmara positiva, de forma a alterar a curva de amortecimento mais linear ou mais progressiva.

O exclusivo sistema Indexed Volume Adjustment System permite alterar o volume interno da Câmara de ar positiva sem a utilização de espaçadores

Um inovador sistema denominado Indexed Volume Adjustment System permite alterar o espaço interno da câmara sem a necessidade de espaçadores, bumpers ou mesmo ferramentas, mediante uma chave interna de ajuste que força um êmbolo que aumenta ou diminui o volume interno da câmara.

Além dos ajustes pneumáticos, a Helm possui ajustes independentes de compressão para alta e baixa velocidades, além de controle de retorno, o que possibilita um número ilimitado de combinações. Situados na parte superior da perna direita, os controles de compressão permitem  até 10 níveis de regulagem para compressão de alta velocidade e 20 para baixa. Já o controle da velocidade do retorno, situado na parte de baixo da suspensão, permite até 15 regulagens distintas.

Ainda sem data de lançamento no Brasil, o novo garfo amortecedor Cane Creek Halm está sendo comercializado nos Estados Unidos ao preço médio de 1.100 dólares

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