12 de setembro de 2024

Ícone da música eletrônica, Kraftwerk fará show de abertura do Tour de France em Düsseldorf

Lendária banda alemã interpretará integralmente seu álbum ‘Tour de France’ na etapa inicial da prova, que será realizada na mesma cidade onde o grupo surgiu

Quando se pensa no Tour de France, surge uma infinidade de imagens como ultrapassagens épicas, escaladas absurdas e esforço sobre humano. Mas além das imagens, dificilmente os fãs do Tour em todo o mundo deixem de associá-lo com o som da banda alemã Kraftwerk, pioneiros da música eletrônica e autores do álbum Tour de France, lançado originalmente em 1983 e que desde então tem sido aclamada como ‘a trilha sonora oficial’ do Tour.

Agora, 34 anos após, a banda será uma das estrelas do show de abertura da edição 2017 do Tour de France, que terá início na cidade alemã de Düsseldorf, coincidentemente, local onde o Kraftwerk surgiu, em 1970. O convite para a participação do evento foi feita pessoalmente pelo diretor do Tour de France, Christian Prudhomme. 

Ao longo de seus 104 anos de história, o Tour teve início na Alemanha três vezes: Colônia (1965), Frankfurt (1980) e Berlim (1987). A primeira etapa da edição deste ano levará os ciclistas de Düsseldorf até a cidade belga de Lieja. Após o percurso integral de 3.516 quilômetros, os ciclistas finalizarão a prova na Avenida des Champs-Élysées em Paris.

A edição 2017 do Tour de France, 104ª de sua história, será realizada entre os dias 1 a 23 de julho.

Os pais da música eletrônica

Capa do álbum Tour de France Soundtracks

Fundada em 1970 por Florian Schneider-Esleben e Ralf Hütter em Düsseldorf, a banda Kraftwerk (Usina de energia, em alemão) é reconhecida por muitos críticos musicais como tão ou até mesmo mais influente que os Beatles por sua participação na música popular da segunda metade do século XX. As técnicas introduzidas e os equipamentos desenvolvidos pela banda são hoje lugar-comum na música atual e o grupo é geralmente tido como precursor de toda a dance music moderna de modo gera. Suas letras, por vezes cantadas através de um vocoder ou geradas sinteticamente, ainda que minimalistas, geralmente lidam com temas relacionados à vida urbana e à tecnologia.

Após um longo período de inatividade, em Agosto de 2003, a banda lançou Tour de France Soundtracks, o primeiro álbum desde Electric Café, de 1986.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização