Prova abre temporada, que terá até outubro na região outras três etapas para os amantes de mountain bike pedalarem em estradas pavimentadas e de terra
No dia 5 de fevereiro, Bauru será sede da primeira etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017, abrindo a temporada de competição de ciclismo em estradas pavimentadas e de terra no interior de São Paulo, que totalizarão quatro etapas até outubro de 2017.A largada será às 9h30 no Alameda Quality Center, com chegada no mesmo local. A retirada dos kits será no mesmo local, a partir das 7h. As inscrições para a competição podem ser feitas na página do Pedal Sem Limites no Facebook, pelo site Incentivo Esporte e também na loja Special Bikes (Rua Antonio Alves, 33-40, em Bauru).
O bauruense Agnaldo Máximo, o Grandão, ciclista profissional desde 2007 e um dos organizadores do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017, detalha que a prova terá um percurso de 39 km. “O trajeto será todo de terra, por estradas rurais que passarão pelas cidades de Agudos, Piratininga e retornando a Bauru, com variação de altitude de cerca de 100 metros entre o ponto mais baixo e o mais alto do circuito”, revela, adiantando que a etapa deverá exigir dos participantes, preparação física, condicionamento e um bom trabalho de frequência de pedalada.
As outras etapas serão realizadas nos dias 16 de abril e 9 de julho, ainda em local a ser definido, com encerramento da temporada no dia 8 de outubro em Bauru. “Queremos estabelecer este Circuito dentro do cenário nacional das grandes competições de ciclismo de Mountain Bike”, almeja Agnaldo.
O organizador da competição chama a atenção dos atletas para o uso indispensável dos itens de segurança, como capacete, bermuda ou calça apropriada a prática do ciclismo, tênis ou sapatilha, luvas e óculos. “Outros itens como, uma boa proteção com bloqueador solar também é indicado, para evitar queimaduras indesejáveis”.
Categorias – A primeira etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017 será dividida em dez categorias no masculino, do juvenil ao veterano, em duas categorias no feminino, Sub-35 e Máster, além das categorias em Duplas Masculino e Dupla Mista, que são as categorias Pró e largam 10 minutos antes. Haverá também as categorias estreantes no masculino e feminino até 40 anos e acima de 40 anos, voltadas aos atletas iniciantes. No entanto, todos os ciclistas percorrem o mesmo trajeto, separado apenas entre nível Pró (atletas profissionais e amadores) e Sport (atletas iniciantes). “Os cinco melhores tempos na classificação geral, tanto no masculino quanto no feminino, formarão a Categoria Elite e receberão uma premiação em dinheiro que chegará ao total de R$ 2 mil”, explica Máximo.
Conhecendo o terreno – Até o dia 5 de fevereiro, Agnaldo promoverá cinco treinos de reconhecimento do trajeto, em datas a serem divulgadas pelas redes sociais. “O objetivo é acompanhar os ciclistas no percurso para observar os pontos de atenção, os locais onde é possível imprimir uma maior velocidade, identificar as principais dificuldades e os potenciais do trajeto, para que os participantes não tenham surpresas no dia da prova”, detalha.
Paixão pelos pedais – Andrea Hadba, nutricionista que há dois anos apaixonou-se pela bike e uma das organizadoras da competição, relata como a bicicleta tomou conta da sua rotina. “Comecei a pedalar em 2015 com 50 anos. Com um mês de treino com planilhas e treinador, fui convidada para competir na Copa Skn e, já na primeira prova, cheguei em 1º lugar. Foram quatro etapas e fui campeã da Copa Skn de Marilia Feminina Sport”, vibra.
Andrea também conta que em 2016 foi campeã do Brasil Ride de Botucatu, percorrendo 72 km e foi vitoriosa ainda na Ultra Maratona Pata de Onça em Nova Andradina, em um percurso de 258 km. “Participei também de um desafio de velocidade, a 6 Gap Century, na Georgia, EUA, em que alcancei o melhor tempo na categoria e 5º lugar geral de rainha da montanha”, exalta a ciclista.
Serviço
1ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017
- Data e horário: Dia 5 de fevereiro, a partir das 7h com retirada dos kits de prova, com largada às 9h30 para a categoria Pró, e 9h40 para a categoria Sport.
- Local: Alameda Quality Center – Rua Luiz Levorato 1-55, altura do km 335 da Rodovia Marechal Rondon, em Bauru.
- Inscrições e informações: Na página do Pedal Sem Limites no Facebook, pelo site Incentivo Esporte e também na loja Special Bikes (Rua Antonio Alves, 33-40, em Bauru).
- Realização: Agnaldo Máximo e Andrea Hadba, com apoio da Habitar e Special Bikes.
Saiba mais sobre Agnaldo Máximo, o Grandão
Desde 2007 competindo profissionalmente, Agnaldo Máximo sempre conseguiu chegar às primeiras colocações, destacando-se no cenário do ciclismo de competição em mountain bike. Em 2009 foi campeão geral da primeira e última etapa da 7ª Copa Noroeste de MTB, repetindo o feito em 2010 na primeira e 3ª etapa na 8ª Copa Noroeste de MTB, sagrando-se bicampeão da Copa Noroeste 2009/10, chegando ao tricampeonato dessa mesma competição em 2011.Em 2012 levou para casa a Eco Trail Pardinho, a 4ª etapa da Copa Sudoeste de MTB e a Maratona SBR de São José do Rio Preto. No ano seguinte, em 2013, seguiu a trajetória de vitórias acumulando quatro campeonatos (Copa Paulista – 1ª etapa de Araçatuba, Copa ABD – Dracena, Maratona Itararé e Copa Sudoeste Itapeva), além de sete vice-campeonatos e terceiros e quarto lugares.
No ano de 2014, Agnaldo Máximo quebrou a estante de casa com o peso de tantos troféus e medalhas, contabilizando 11 campeonatos e um vice-campeonato, colocando o ano como o melhor de sua trajetória no ciclismo profissional. Em 2015, dentre as quatro vitórias, destaca-se a Ultramaratona Pata da Onça 250 km de Andradina/MS. Ainda no mesmo ano, foram mais dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares.
Já em 2016, Grandão repetiu a dose e levou de novo para a estante de prêmios a Ultramaratona Pata da Onça, sagrando-se bicampeão da prova, além da Warm Up Ride de Botucatu e da Trip Trail de Itápolis.