24 de abril de 2024

Cubo com bomba embutida ajusta a pressão do pneu sem precisar descer da bike

Bomba acionada pelo movimento de rotação da roda envia ar comprimido para reservatório especial no interior do pneu, de forma aumentar ou reduzir a pressão dos pneus

Um engenheiro belga está disponibilizando no mercado um novo equipamento capaz de realizar a calibragem dos pneus da bicicleta em pleno movimento, de forma a aumentar ou reduzir a pressão de ar dos mesmos de acordo com o tipo de terreno. 

Todo praticante de mountain bike sabe (ou deveria saber!) que a pressão de ar no interior dos pneus afeta diretamente a performance e a dirigibilidade da bicicleta. Se em estradas asfaltadas o uso de pressões de ar maiores favorecem uma maior velocidade e eficiência da pedalada, por outro lado a redução da pressão favorece uma maior tração e conforto nas trilhas.

Embora muitos ciclistas tenham por hábito descer de suas bikes e reduzir a pressão dos pneus antes de entrar na trilha, esvaziando-os, a situação inversa é mais complicada, já que para voltar para o asfalto é necessário o uso de uma bomba para aumentar a pressão.

Foi para situações como esta que o engenheiro e ciclista aficionado Xavier Serret desenvolveu o WhiteCrow, um curioso sistema composto por um cubo para rodas com um pequeno compressor de ar embutido.

Desenvolvido originalmente para fat bikes com pneus tubeless (sem câmara), o cubo WhiteCrow é construído a partir de uma carcaça em fibra de carbono e flanges laterais em liga de alumínio 7075. Em seu interior, uma bomba de palhetas rotativas que funciona com o movimento da roda é responsável por fornecer ar comprimido a um reservatório localizado no interior do pneu, através de duas mangueiras conectadas entre o cubo e o aro.

De dimensões significativamente menores que o interior do pneu, este reservatório semi-flexível funciona de forma similar ao sistema Schwalbe ProCore, mas de forma totalmente autônoma, já que recebe a calibração do ar de forma constante através da bomba de ar do cubo. Um controle remoto instalado no guidão permite aumentar ou reduzir a pressão do reservatório, fazendo com que a pressão de ar do pneu também seja alterada de acordo com a variação de seu volume interno. Por ser um sistema fechado, o pneu pode ser inflado e desinflado um número infinito de vezes.

Segundo Serret, além da vantagem de poder alterar a pressão dos pneus da bicicleta on-the-fly, o reservatório de ar também ajuda a evitar que o pneu desmonte do aro mesmo quando são utilizadas pressões muito baixas de trabalho.

Atualmente Xavier Serret está arrecadando fundos para viabilizar a produção comercial de sua invenção. Além da parceria com o fabricante de bicicletas Ibis, a marca WhiteCrow é fruto de uma campanha de crowdfunding no site de financiamento coletivo Indiegogo, onde o equipamento completo (cubo traseiro, reservatório e controle remoto) pode ser adquirido em regime de pré-venda por 499 dólares.

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