26 de julho de 2024

Equipe de ciclismo testa sistema de lubrificação automática para corrente

Equipamento capaz de proporcionar um rendimento extra de até 12 watts na pedalada será testado pela equipe de ciclismo Orica-Scott em provas do World Tour

A equipe de ciclismo de estrada Orica-Scott anunciou à imprensa que irá utilizar em suas bicicletas um novo tipo de dispositivo de lubrificação automática de corrente.

Em um universo onde cada pequena variação no rendimento da pedalada pode significar a diferença entre subir ao pódio ou não, um dos principais vilões é o atrito proporcionado por uma corrente mal lubrificada. Foi a partir desta constatação que uma pequena empresa escocesa, a Scottoiler – rebatizada para Flaér -, desenvolveu o S1, um dispositivo capaz de lubrificar a transmissão da bike de forma automatizada, de acordo com as condições da pedalada.

Pouco mais de um ano após o lançamento de seu produto, fruto de uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou 72.000 libras (cerca de 290 mil reais), a Flaér passa a fornecer seu dispositivo de lubrificação automática para uma das maiores equipes de ciclismo de estrada do mundo, a Orica-Scott. A da equipe australiana é alta: a promessa do fabricante é uma melhore de até 12 watts no rendimento do conjunto ciclista/bicicleta, valor nada desprezível no mundo do ciclismo profissional.

O dispositivo utilizados nas bicicletas da Orica-Scott é uma evolução do equipamento original lançado em 2015. Batizado de Revo Via, o novo sistema é composto por um reservatório contendo até 27ml de um lubrificante especial de baixa viscosidade, que segundo o fabricante, possui um dos menores coeficientes de fricção do mercado, além de ser solúvel em água e biodegradável, o que facilita a manutenção e limpeza da transmissão.

O lubrificante é aplicado à corrente da bike através de uma cânula que sai do Revo Via rumo à polia do câmbio traseiro.

Fixado no quadro da bicicleta através de abraçadeiras de silicone, o Revo Via pode ser programado para aplicar automaticamente o lubrificante de acordo com três programações de uso:

Programa Vazão do lubrificante Autonomia
1 0.03ml a cada 30 segundos 7,5 horas
2 0.03ml a cada 90 segundos 22,5 horas
2 0.03ml a cada 150 segundos 37,5 horas

O sistema é ativado automaticamente através de um gatilho disparado por um acelerômetro de eixo triplo sempre que a bicicleta é colocada em movimento. Um botão ‘Boost’ proporciona uma lubrificação manual extra em situações de emergência.

O Revo Via é alimentado por duas baterias do tipo LR1, capazes de proporcionar uma autonomia de até 150 horas de uso (com o modo Deep Sleep ativado). O conjunto todo pesa 120 gramas (sem o lubrificante) e pode ser adquirido diretamente no website do fabricante ao preço de 250 libras, mais despesas de envio.

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