10 de setembro de 2024
Bike Expo no Shimano Fest 2016 - Foto: Fernando Siqueira / FS Fotografia

Shimano Fest confirma sua 8ª edição em setembro de 2017, no Jockey Club de São Paulo

Maior festival de bicicleta da América Latina será realizado entre 14 e 17 de setembro como atração da cidade. Organizadores já comercializaram 70% dos espaços destinados aos expositores

A nova estrutura muito bem sucedida e aprovada por todos os presentes do Shimano Fest 2016, com quatro dias de evento, divididos em dois exclusivos para profissionais do setor e outros dois abertos ao público de forma gratuita, seguirá na oitava edição. A data e o local também estão definidos. Pelo terceiro ano seguido o Jockey Club de São Paulo receberá o evento, desta vez entre os dias 14 e 17 de setembro, após reunir um público de 20.500 neste ano.

Vista aérea do Shimano Fest 2016 – Foto: Juliano Mundim / Skyworks

A organização do Shimano Fest anuncia ainda uma novidade em relação a sétima edição. “Em 2017 o maior festival de bike da América Latina terá uma área coberta no setor de exposição para aumentar o conforto de todos. O terceiro ano consecutivo no Jockey Club de São Paulo confirma que a fórmula de misturar negócios com o esporte e diversas atrações para todas as idades numa cidade com a importância e envergadura que São Paulo tem, deu certo. Mais uma confirmação do sucesso é termos 70% dos espaços dos expositores já fechados para a edição de 2017”, conta Rogerio Tancredi, gerente de marketing da Shimano Latin America.

Bike Radical – Foto: André Crispin / FS Fotografia

Atrações para todos os gostos – Na sétima edição, realizada entre 22 e 25 de setembro, atrações não faltaram para todos os gostos. Além da Expo, reunindo 74 empresas do mercado da bike apresentando suas novidades totalizando mais de 100 marcas, as áreas Espaço Mulher, Bike Kids, Bike Radical, Bike Show, Bike Competition e Bike Mobility garantiram interatividade, diversão e lazer para os visitantes.

Bike Kids – Foto: André Crispin / FS Fotografia

Na Expo, as principais empresas do setor, como Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Audax, Fuji, Groove, GTSM1, Hupi, Oggi, Santa Cruz, Sense, Soul entre outras, mostraram seus principais modelos de bicicletas urbanas, speed, elétricas e mountain bikes, além de acessórios, componentes e todos os tipos de vestuário, que também estiveram presentes no estande da Shimano.

Na área destinada para as mulheres, aulas gratuitas de spinning, do estúdio de ciclismo indoor Ride State, foram a sensação da área, bem como palestras de diversas atletas e formadoras de opinião no esporte. No Bike Kids, atrações para crianças de todas as idades, desde o tira-rodinhas e a Escolinha Bike para os menores, até o circuito de Pump Track para os mais velhos.

O Bike Mobility teve palestras e debates sobre mobilidade e sustentabilidade, conversas entre especialistas e cicloativistas e a abordagem do Cicloturismo, por meio de exposições fotográficas. Se em 2015 o mote foi o #TodoMundoPelaBike, na sétima edição o Shimano Fest teve o lema #RespeitoPelaBike, dedicado especialmente ao ultraciclista Claudio Clarindo, morto enquanto treinava na Rodovia Rio-Santos, no dia 25 de janeiro deste ano.

Criterium por Pontos – Foto: Filipe Santiago / FS Fotografia

Garantia de fortes emoções e muita adrenalina, o Bike Competition contou com provas de ciclismo de estrada – Criterium por Pontos, o Mountain Bike Short Track, válido pelo ranking UCI (União Ciclística Internacional), o Cyclocross e o Desafio entre Mecânicos, no estande da Escola Park Tool. O Bike Radical contou com apresentações de Bike Trial, BMX Dirt Jump e Freestyle Flatland, além de das presenças especiais de dois atletas que representaram o Brasil na Rio 2016: Priscilla Stevaux e Renato Rezende.

Show de Taiko – Foto: Cris Alves / FS Fotografia

As atrações musicais agitaram o público no evento, com três shows de rock e um de Taiko, tambores tradicionais japoneses. A banda “Nem Liminha ouviu”, o músico solo “Caio Durazzo One Man Band” e o grupo “Kid Vinil & banda Magazine” garantiram um som de qualidade durante os dias abertos ao público.

A história do Shimano Fest

Em 2010, a Shimano teve a iniciativa de promover um evento ao ar livre, incentivando o contato das pessoas com o mundo da bicicleta e da pesca. Uma celebração do esporte, reunindo famílias e atletas profissionais de diferentes países. Nas sete primeiras edições, reuniu cerca de 80 mil pessoas, confirmando a aceitação do público e das marcas e despertou o interesse de diversas cidades brasileiras. Após a primeira edição em Santana de Paranaíba, o Shimano Fest foi realizado entre 2011 e 2013 em Mogi das Cruzes, em Sorocaba no ano de 2014 e em São Paulo em 2015 e 2016.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização