28 de abril de 2024

Quantidade de bicicletas ultrapassa o número de automóveis em Copenhagen

Sensores de contagem automáticas instalados na capital dinamarquesa contabilizaram na semana passada 265 mil bicicletas contra 252 mil automóveis

Pela primeira vez na história, uma capital europeia registra um número de bicicletas superior ao numero de automóveis. Sensores de contagem automáticos instalados nas principais ruas de Copenhagen contabilizaram na semana passada 265.700 bicicletas utilizadas como meio de transporte na capital dinamarquesa, contra 252.600, de acordo com reportagem publicada no jornal The Guardian, uma diferença de 13.100 veículos.

Os 20 sensores utilizados pelo governo dinamarquês também registraram um aumento de mais de 35 mil ciclistas deslocando-se diariamente em relação ao ano passado.

Bikes x Cars: Copenhaguen é exemplo de mudança – Foto: Divulgação

Os números assumem uma importância ainda maior se levarmos em consideração que, quando Copenhagen iniciou seu senso de veículos ainda de forma manual em 1970, registrou-se o número de 351.133 carros contra 100.071 bikes em suas ruas e avenidas — uma proporção de cerca de 3,5 para 1 —, o que comprova que, ao longo dos anos, não apenas houve um aumento substancial no número de ciclistas (cerca de 150% a mais em 46 anos), mas também o número de motoristas na cidade tem reduzido.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização