18 de maio de 2024
Raiza na Rio 2016 - Foto: Marcelo Pereira / Exemplus / COB

Raiza Goulão encerra temporada 2016 na Taça Brasil de MTB em Maricá (RJ)

Ciclista goiana quer fechar com chave de ouro um ano especial em sua carreira

Bicampeonato brasileiro, top 10 do ranking mundial e a disputa inédita de uma olimpíada, no Rio de Janeiro. A temporada 2016 está sendo especial para a ciclista Raiza Goulão e termina neste fim de semana, na Taça Brasil de MTB em Maricá, no interior do Rio de Janeiro. Apesar de ser realizada no período de treinos para 2017, a competição fluminense faz parte do calendário UCI (União Ciclística Internacional) e oferecerá 30 pontos aos campeões.

“Esta prova foi adiada após estar marcada para outubro e, desta forma, já seria a última no meu calendário de 2016. Porém, por ter sido realocada para fim de novembro, será mais um treinamento de base, sem uma preparação específica. Será interessante competir em Maricá, porque a Taça Brasil de MTB sempre tem um percurso legal e desafiador e, além disso, vale pontos importantes no ranking UCI”, avalia Raiza Goulão, atual número 16 do mundo após a última atualização no dia 1º deste mês.

Taça Brasil de XCO, em Curitiba - Foto: Divulgação / Esporte na Foto
Taça Brasil de XCO, em Curitiba – Foto: Divulgação / Esporte na Foto

Com excelentes resultados nacionais em 2016, como o bicampeonato brasileiro em Juiz de Fora, em julho, a vitória na abertura da Taça Brasil, em fevereiro em Curitiba, e o posto de melhor brasileira nas provas da Copa Internacional de MTB em Araxá e São João del-Rei, Raiza vai em busca de mais um ótimo resultado na sua carreira. “Meu objetivo é vencer para encerrar o ano com chave de ouro e trazer mais um título para a sua equipe, a Specialized Racing BR. Me daria também muito mais motivação para a próxima temporada”, completa.

O ano de Raiza Goulão é ainda mais significativo se forem avaliados outros feitos da atleta. Além de obter a melhor colocação entre atletas brasileiras em todas provas que disputou na América do Sul, Raiza participou de cinco das seis etapas da Copa do Mundo de Cross Country Olímpico, ficando de fora apenas da abertura, em Cairns (Austrália). Em La Bresse (França), ela obteve seu melhor resultado na elite, o 17º lugar, assim como no Campeonato Mundial também teve seu auge em três anos, com um 23º lugar. Atual número 16 do mundo, a ciclista atingiu em agosto um inédito top 10 do ranking UCI, tendo ficado por 22 semanas no top 15, entre maio e novembro.

A Taça Brasil – A organização da prova prevê dois períodos de treinos livres no sábado (26), entre 9h e 12h e 13h e 16h. No domingo (27), serão realizadas três largadas a partir das 8h, sendo a última às 11h30, a da elite e sub-23. A premiação está prevista para as 13h. O circuito tem extensão de 4 km, com seis voltas para a elite masculina e cinco para a feminina.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização